Os sócios e fundadores do 1890 Bistrô, Layani e Paulo Costa, participaram do Bate-Papo NG, onde falaram sobre a criação do negócio e os planos de expansão do restaurante. Ambos são formados em Direito, mas decidiram se aventurar na gastronomia após Layani enfrentar dificuldades em se inserir no mercado de trabalho.
“Não tínhamos experiência na gastronomia, mas tínhamos experiência para comer bem”, brinca Paulo.
Um dos diferenciais do 1890 Bistrô é seu conceito. Com sua primeira unidade criada em 2019 na região da 44, um dos maiores polos de moda do Brasil, o negócio une a experiência gastronômica à história da moda, criando um ambiente único.
Em 1890, Levi Strauss, criador da marca Levi’s, popularizou o jeans azul, primeiramente adotado pelos funcionários de fábricas por ser uma vestimenta durável. Por isso, os pratos são servidos em panelinhas, forma como esses trabalhadores do século XIX comiam, e têm nomes de modelos de jeans como “Boyfriend”, “Pantacourt” e “Mom Jeans”. O cardápio transforma uma refeição em uma experiência.
“Quando apresento o cardápio, já digo que ele é uma viagem. A brincadeira com os nomes tira um sorriso das pessoas e cria nossa identidade”, explica Paulo.
Paulo e Layani destacam o atendimento personalizado e a gastronomia tradicional goiana, levando o simples a um patamar mais elevado, com ingredientes frescos e um preparo criterioso.
“Queríamos uma comida que a gente gosta de comer, com o tempero caseiro que usamos em casa. Algo acessível e acolhedor”, comenta Layani.
1890 Bistrô tem projeto de crescimento mantendo qualidade
Depois de enfrentar as dificuldades iniciais e superar os desafios trazidos pela pandemia, Layani e Paulo hoje lideram uma rede consolidada de sucesso, com três unidades espalhadas por shoppings de Goiânia. Mas eles planejam expandir, abrindo uma outra unidade no Setor Central.
“Vai ser uma experiência nova para nós, nunca tivemos uma loja de rua. Mas vai ser maravilhosa, vai ser a nossa matriz”, explica Layani.
Outro grande projeto é o desenvolvimento do primeiro Loft 1890 Bistrô em Abadia de Goiás, que oferecerá moradia para os colaboradores, o que, segundo o casal, reforça o compromisso com a valorização da equipe.
Além disso, a expansão do negócio é um assunto importante para o casal, que já recebeu propostas para levar o 1890 Bistrô para outras cidades, como o Rio de Janeiro. Entretanto, eles afirmam que preferem crescer de maneira orgânica, mantendo o controle sobre a essência do negócio.
“Estamos reestruturando justamente pensando lá na frente que nós vamos abrir para franquia. Nós vamos ver como a gente quer crescer, mas queremos crescer com qualidade”, diz Paulo.
Com mais de 700 mil refeições servidas, o 1890 Bistrô não é apenas um restaurante para os sócios e fundadores dele, mas um legado construído com dedicação, inovação e amor pela gastronomia.
“Não vou deixar esse legado só para minha família, eu vou deixar um legado para a história de Goiânia. Hoje já temos uma história, já entregamos 700 mil refeições”, destaca.