Já está em operação, desde a tarde desta terça-feira (26/3) a Central Semafórica de Aparecida de Goiânia – sistema que vai monitorar mais de 100 semáforos espalhadas pela cidade. Com a nova ferramenta, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) terá condições, por exemplo, de reestabelecer o funcionamento de um semáforo sem que seja necessário deslocamento de equipe até o local onde se encontra o equipamento.
Segundo a prefeitura, objetivo da administração municipal é melhorar a mobilidade urbana por meio de acompanhamento permanente do funcionamento dos equipamentos através de um software.
Durante o período chuvoso, em que ocorrem mais falhas no fornecimento de energia elétrica, os semáforos podem ficar inoperantes ou até mesmo em modo piscante, causando transtornos para condutores e até mesmo congestionamento.
A partir de agora, agentes de trânsito serão responsáveis pelo monitoramento do sistema e poderão restabelecer o funcionamento dos semáforos de maneira remota.
“Vai ficar muito melhor porque teremos condições de fazer o reparo à distância. Antes, a população precisava ligar informando algum tipo de defeito nos equipamentos e, em alguns casos, um semáforo ficava horas inoperante. A partir de agora, aqui da sala de monitoramento, nossos técnicos terão condições de resolver muitos casos”, explica o prefeito Vilmar Mariano.
O prefeito destaca a importância de adoção de novas ferramentas e políticas focadas na inovação para melhoria da administração pública: “A tecnologia está em todas as cidades de grande porte e, em Aparecida de Goiânia, não poderia ser diferente. Trabalhamos com vários sistemas como, por exemplo, o videomonitoramento, que nos auxilia e muito”.
“Estamos atentos às necessidades de nossa população e vamos continuar buscando aprimorar nossos serviços justamente com uso de tecnologia de ponta”, concluiu Vilmar Mariano.
Parceira com Waze para otimizar serviços
De acordo com o secretário-executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, o número de equipamentos monitorados será ampliado de acordo com a necessidade do município.
“Hoje, estamos operando com mais de 100, mas temos condições de aumentar este número”, diz.
Junto com a Central Semafórica, a prefeitura de Aparecida de Goiânia também anunciou uma parceria com o aplicativo de trânsito e navegação Waze. Usuários da plataforma poderão informar, por georreferenciamento, ruas e avenidas com a malha viária danificada, entre outras ocorrências.
“Com as informações do Waze, faremos um relatório que será utilizado para execução das operações de tapa-buraco. É uma ferramenta muito eficaz que vai nos mostrar exatamente onde é necessário realizar algum tipo de reparo em nossa malha viária”, salienta Vilmar Mariano.
Além disso, a gestão municipal utilizará a plataforma para divulgar campanhas institucionais, ampliando o número de pessoas alcançadas com as mensagens de interesse público.