O governador Ronaldo Caiado aproveitou a abertura da 77ª Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, na manhã desta sexta-feira (17/05), em Goiânia, para defender ações de qualificação profissional. No evento, o estado vai ofertar 4 mil vagas de emprego e inscrição em cursos de qualificação gratuitos oferecidos pelos Colégios Tecnológicos, entre outros serviços.
“A qualificação é fundamental para a formação das pessoas, pois abre um novo cenário com oportunidades de salários mais altos e melhoria de vida”, afirmou.
Para este semestre, as unidades dos Colégios Tecnológicos possuem mais de 30 mil vagas em cerca de 800 cursos, voltados a pessoas com 16 anos ou mais e que tenham a partir do ensino fundamental incompleto. Também haverá palestras e plantão técnico de apoio aos produtores.
“Estamos aqui mostrando nossos avanços em termos de pesquisa, com a Emater, e associamos isso a aulas para divulgação de novas técnicas para o produtor utilizar na sua propriedade”, complementou o governador, em coletiva de imprensa.
O investimento do Governo de Goiás na montagem de dois estandes, entre os pavilhões 9 e 10, reflete a importância do agronegócio para a economia. O setor responde pela maior parcela do Produto Interno Bruto (PIB) do estado, com destaque para produção e exportação de soja e carnes, e é dono de um dos maiores rebanhos bovinos do país.
“Os produtores poderão conhecer um pouco mais as políticas públicas que governo tem realizado em favor da agropecuária”, ressaltou o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende.
Diversos órgãos e unidades vão desenvolver ações na feira. Além da Seapa; participam da programação equipes da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e Polícia Civil, entre outras pastas. Ainda, será realizada campanha contra violência contra a mulher e divulgação do Protocolo Todos por Elas. A lista das atividades está disponível no site da Agência Cora Coralina de Notícias: https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/119590-estado-leva-servicos-para-a-77a-exposicao-agropecuaria
De acordo com o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques Neto, o Estado é um “grande parceiro” tanto na realização da feira, quanto na disponibilização de serviços dentro do parque. A organização vai recolher doações para famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul: “Vamos arrecadar alimentos. Ano passado foram 7 mil cestas básicas e este ano vai ser muito mais. Nós não sentiríamos confortáveis de realizar uma festa neste momento se não fosse de forma solidária”, explicou.
Pecuária 2024 – A 77ª Exposição Agropecuária de Goiás tem exposição de animais de diversas raças, leilões, palestras voltadas para o segmento do agronegócio, além shows regionais e nacionais. A estrutura possui mais de 4 mil m² com bares e restaurantes, espaço kids e área de lazer. A estimativa da SGPA é de atrair cerca de 500 mil pessoas ao longo dos 10 dias e movimentar R$ 100 milhões. Também participaram da solenidade oficial de abertura o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, deputados e produtores rurais.
Rogério Cruz marca presença na abertura
Também nesta sexta-feira (17/5), o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, visitou a Exposição Agropecuária e esteve no estande da prefeitura, montado para oferecer serviços de diversas secretarias e órgãos municipais aos visitantes. Cruz acompanhou de perto o atendimento prestado à população e ressaltou o apoio da administração municipal ao evento.
O prefeito destacou que a Pecuária de Goiânia não só celebra a cultura agropecuária, uma das marcas de Goiás, como também gera renda para muitos trabalhadores.
“Nós participamos de tudo isso, e aí temos os hotéis e restaurantes cheios, gerando renda para o município. Isso é muito gratificante”, afirmou.
“A Prefeitura participa desse conjunto de eventos para que possamos, juntos, oferecer oportunidades a todos, a cada cidadão que comparece ao evento”, completou o prefeito.
No estande da prefeitura, são oferecidos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como vacinação contra Influenza e auriculoterapia; Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), como distribuição de mudas; Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), com orientações sobre a campanha Maio Amarelo, entre outras como Procon Goiânia e Secretaria De Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Conforme o secretário-executivo da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Rafael Meirelles, todas as secretarias vão ter alguma espécie de participação na estrutura da Prefeitura de Goiânia, sempre sendo observados os dias e públicos específicos.
“Por exemplo, teremos ações voltadas para os dias de show, no início da noite, no decorrer da programação noturna, como também voltado mais para a família, para o público infantil”, detalhou.