Hoje é 20 de setembro de 2024 07:42

Professores da UFG encerram greve; veja data de retorno das aulas

Nas universidades federais de Catalão e de Jataí, docentes deram maioria dos votos pela aceitação da última proposta apresentada pelo Ministério da Educação
Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás comunicou nesta segunda-feira o fim da greve à Reitoria, que informou a data do retorno das aulas // Foto: Divulgação

A Diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (Adufg-Sindicato) comunicou à Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio de ofício foi protocolado nesta segunda-feira (27/05), sobre a decisão dos docentes pelo encerramento da greve da categoria. Ainda no sábado (25), os professores da UFG decidiram encerrar a greve da categoria, mas rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal.

A decisão foi tomada por meio de plebiscito eletrônico organizado pelo Adufg-Sindicato. No total, foram registrados 820 votos favoráveis ao fim da paralisação, 720 votos contrários e nove abstenções.

Em relação à segunda enquete, na UFG, a pergunta apresentada na cédula virtual era: “Você está de acordo com a decisão da Assembleia, de rejeição da proposta do governo?”. Nela, 794 docentes votaram a favor da rejeição e 652 votaram contra a rejeição. Também foram registradas 20 abstenções.

Na Universidade Federal de Catalão (UFCat), 34 docentes votaram a favor da proposta e 12 contra. Na Universidade Federal de Jataí (UFJ), foram 60 votos favoráveis e 40 contrários.

“Dessa forma, nas três universidades foram contabilizados 746 votos a favoráveis à proposta, 846 contrários e 20 abstenções”, informou a Adufg.

A categoria entrou em greve no dia sete de maio, reivindicando principalmente recomposição salarial. A proposta oferecida pelo governo, além de vantagens na carreira, prevê reajustes com aumento de 24,61% a 43,03% para o período de quatro anos do atual governo.

Aulas serão retomadas na segunda-feira

Após receber o documento da Adufg-Sindicato informando sobre a finalização da greve de docentes, a Reitoria da UFG recomendou, em nota na tarde desta segunda-feira (27/5), que as aulas da graduação, pós-graduação e Cepae (Colégio de Aplicação), suspensas durante a greve, sejam retomadas na próxima segunda-feira (3/6).

“A UFG entende que este prazo contemplará estudantes e docentes a realizar um retorno de forma planejada e que atenda as necessidades individuais, especialmente por conta do feriado e ponto facultativo, que já estavam previstos no calendário acadêmico, para os dias 30 e 31 de maio”, informa trecho da nota.

“As pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Pós-Graduação (PRPG) já estão em contato com as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação, visando avaliar as condições de retomada e construir as orientações para a continuidade das aulas presenciais dos estudantes”, acrescenta o informativo.

Compartilhar em:

Notícias em alta