A cidade de Senador Canedo se prepara para dar início a folia de reis, uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil. As festividades começam dia 15 de janeiro, com as caminhadas dos foliões em diversos pontos da cidade.
Este ano a prefeitura da cidade dará todo apoio necessário para estrutura do evento, para dar mais conforto e segurança aos participantes.
Moradora da cidade há mais de 70 anos, dona Roxa, como é conhecida, reforça a importância do evento para o município, pois a tradição renova a fé dos participantes e integra a história religiosa com a construção da história local.
“Eu cheguei aqui há muito tempo, eu vi essa cidade sendo construída e hoje eu levo a tradição que meus pais deixaram. A festa leva o louvor aos reis magos, leva calor e alegria a quem participa, eu tenho orgulho de ser uma das primeiras a promover essa festa”, contou a pioneira.
“O apoio da prefeitura vai ser primordial, agora que a festa está com uma proporção muito maior que no começo. Nós queremos receber todo mundo com alegria, conforto e segurança”, frisa dona Roxa.
Segundo o prefeito, Fernando Pellozo (PSD), logo que recebeu a solicitação para auxiliar o evento, determinou que as pastas envolvidas tomassem as providências necessárias.
“Essa tradição precisa ser reforçada, pois essa é uma parte da história de Senador Canedo e como atual administrador, o trabalho é renovar as ações e contar a história para as novas gerações, com isso, construir cidadãos cientes das nossas memórias”, afirma Pellozo.
Em 2023, a secretaria de Educação e Cultura (Semec) pretende intensificar as ações no âmbito cultural e esse é um dos primeiros eventos do calendário programado para o ano.
O secretário da pasta, Victor Pellozo, destaca que investimentos na cultura contribui para o enriquecimento histórico de toda comunidade.
“Este ano um dos nossos trabalhos será investir na diretoria de cultura, pois ali está contida toda história da cidade. Projetos como esse movimentam o município desde quando era um distrito e vamos fomentar mais tradições para as futuras gerações”, afirma o secretário.
Victor Pellozo frisou ainda que a prefeitura tem se colocado à disposição de todos os cidadãos, para o incentivo à cultura, tradições e legados religiosos da população, sem qualquer tipo de distinção, como uma das formas de promover também direitos da pessoa humana.