Hoje é 21 de novembro de 2024 22:52

Prefeitura de Senador Canedo inaugura centros para castração e acolhimento animal

Fernando Pellozo comenta sobre o impacto que as obras terão para os cães e gatos de rua da cidade, garantindo que eles recebam o cuidado que merecem
Inauguração do Centro Municipal de Castração Animal e do Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA). Foto: Secom Senador Canedo

A Prefeitura de Senador Canedo inaugurou nesta quarta-feira (26/06) o primeiro Centro Municipal de Castração Animal e o Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA), obras que, segundo o prefeito Fernando Pellozo, são um marco histórico na cidade.

“Hoje foi um dia de muita alegria para Senador Canedo, entregamos uma obra histórica na nossa cidade. É um passo importante para o manejo populacional dos cães e gatos de nossa cidade. Essa é uma obra realizada por muitas mãos para beneficiar a população de nossa cidade, que vai nos ajudar a cuidar melhor de nossos animais.”

A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, como a promotora pública Dra. Marta Loyola, a Dra. Ekaterina Rivera e a médica veterinária e Presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás, Dra. Rosangela Alves, além de diversas protetoras de animais cadastradas no programa.

Prefeito Fernando Pellozo na inauguração do Centro Municipal de Castração Animal. Foto: Secom Senador Canedo

O novo Centro Municipal de Castração Animal foi construído graças a uma parceria entre a Prefeitura de Senador Canedo e o Ministério Público, através do programa Progredindo para a Liberdade. É equipado com ambulatório, laboratório clínico, centro cirúrgico, sala de recuperação e área administrativa. Com a castração, espera-se fazer o controle populacional e melhorar a saúde dos bichos, prevenindo a procriação indesejada e reduzindo o risco de várias doenças nos cães e gatos.

O centro tem a capacidade de realizar até 30 castrações por semana. Inicialmente, os procedimentos serão direcionados a animais de rua monitorados pela Superintendência de Bem-Estar Animal da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), seguindo as recomendações do Ministério Público.

A partir do final de outubro, o centro também atenderá animais de famílias de baixa renda e protetoras cadastradas. Para mais informações sobre o processo de castração, os interessados devem entrar em contato com a AMMA ou acompanhar as redes sociais da Prefeitura. Os primeiros procedimentos serão realizados na quinta-feira (27/06). Após a cirurgia, os animais ficarão abrigados no Centro de Acolhimento Temporário Animal (CATA), até que estejam aptos para adoção responsável ou para retornar ao seu local de origem.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta