Os novos ocupantes do Paço Municipal e da Câmara Municipal de Goiânia podem ser eleitos neste domingo, no primeiro turno das eleições municipais de 2024. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior colégio eleitoral de Goiás, Goiânia, possui 1.030.274 de eleitores aptos a irem às urnas neste domingo. Goiânia tem 7 candidatos a prefeito e 690 a vereador, sendo uma escolha para chefia do executivo 39 para o legislativo municipal. Pesquisas de diferentes institutos preveem disputa para Prefeitura em segundo turno, que será realizado no dia 26 de outubro, se confirmadas as previsões.
A reportagem do Portal Notícias Goiás está acompanhando as movimentações e informa como será a agenda deste domingo dos sete postulantes à cadeira de prefeito da capital nos próximos quatro anos. O primeiro a votar foi o candidato do PSD, Vanderlan Cardoso, que esteve no Colégio Estadual Jardim Novo Mundo, por volta das 8h30. Vanderlan chegou acompanhado da candidata a vice-prefeita, Sucena Hummel, do deputado federal Ismael Alexandrino (PSD), deputado estadual Cairo Salim (PSD), suplente de deputado federal Felipe Cecílio (MDB), ex-vereador Paulo Daher (PP), e outras lideranças.
A candidata a prefeita do PT, Adriana Accorsi, também votou no início desta manhã no Colégio Integrado de Educação Moderna, CIEM, no Setor Jaó. Adriana Accorsi foi à seção eleitoral acompanhada do vice, professor Jerônimo, do marido, Fábio Fazzion, e dos presidentes dos sete partidos da Coligacão Pra Cuidar de Goiânia (PT, PSB, Psol, PCdoB, PV, Rede Sustentabilidade e PMB). Acompanhado do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o candidato Sandro Mabel (UB), votou nesta manhã no Colégio Omni, no Setor Bueno. Também o acompanharam o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), a primeira-dama Gracinha Caiado, a candidata a vice-prefeita, Coronel Cláudia e o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda.
O candidato a prefeito de Goiânia Matheus Ribeiro (PSDB) votou na Escola Municipal Itamar Martins Ferreira, localizada na rua T-65, no setor Bela Vista. Em entrevista coletiva, Matheus destacou a importância do exercício democrático e disse que conseguiu apresentar ao eleitor que Goiânia precisa de um novo jeito de governar, o que lhe dá um sentimento de dever cumprido. O candidato Fred Rodrigues (PL) votou na Escola Casa das Letras, no Jardim América, por volta das 9h, ao lado de sua esposa, seu filho e do senador e presidente estadual do PL, Wilder Morais.
A assessoria do candidato da Unidade Popular, Professor Pantaleão, informou que ele votou no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Waldemar Mundim, no Conjunto Vila Itatiaia. E o atual prefeito da capital e candidato à reeleição pelo Solidariedade, Rogério Cruz, chegou às 9h na Faculdade Araguaia, no Setor Bueno, acompanhado da primeira-dama Thelma Cruz, do candidato a vice-prefeito Darô Fernandes, do estrategista Paulo Moura e de apoiadores.