Hoje é 6 de outubro de 2024 15:17

PM registra 12 ocorrências nas primeiras horas das eleições em Goiás

Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizou coletiva de imprensa para falar sobre as ocorrências das primeiras horas das eleições no estado
Tribunal Regional Eleitoral de Goiás realizou coletiva de imprensa para falar sobre as ocorrências das primeiras horas das eleições no estado

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por meio do Centro de Divulgação das Eleições 2024 realizou coletiva de imprensa por volta das 10h em que representantes da Secretaria de Segurança Pública, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás fizeram o primeiro balanço do dia sobre as horas iniciais de votação em todo o Estado de Goiás. Estão previstas mais duas coletivas de imprensa às 13h e 15h para atualizar a sociedade sobre o andamento das eleições de 2024 no estado.

O presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga falou sobre as expectativas gerais em relação ao pleito deste domingo e as intercorrências iniciais registradas pelo grupo de trabalho. “Teremos um processo eleitoral consagrador. Tivemos uma prisão aqui e outra acolá. As forças de segurança estão conosco. Temos um núcleo de garantias que está atuando em cada caso pontualmente. Está tudo dentro da maior normalidade”, declarou. 

Sobre os santinhos espalhados nas ruas e as denúncias no aplicativo pardal, o magistrado criticou a postura de candidatos que praticam tais crimes eleitorais que são passíveis de multas de R$ 2 mil a 8 mil. “Essa questão é uma prática que tende a ser excluída do processo eleitoral. A própria população se manifesta contrária a isso. Temos recebido as denúncias e temos atuado sempre que há necessidade”, frisou.

A respeito dos transtornos relacionados às seções eleitorais que tiveram alterações e as filas, o presidente da corte eleitoral regional minimizou os episódios e afirmou que o processo eleitoral transcorrerá normalmente com algumas turbulências pontuais ao longo do dia. “Fizemos uma divulgação prévia da troca dos locais e infelizmente algumas pessoas não cuidaram de se atualizar sobre isso. Ao longo do dia as coisas vão se encaixando e o processo se dará normalmente”, destacou.

O Secretário de Segurança Pública, Coronel Renato Brum e o Comandante-Geral da Polícia Militar de Goiás, Coronel Marcelo Granja, falaram sobre as ocorrências policiais e o policiamento ostensivo feito especificamente neste domingo durante as eleições. “Reforçamos de forma preventiva o policiamento em alguns municípios em que os ânimos estão acalourados como em Joviânia, Acreúna, Crixás, Goianésia e Trindade. Estamos presentes nos 246 municípios. São mais de 3,6 mil policiais trabalhando em hora extra nestas eleições para manter a ordem e garantir o direito ao voto. De meia-noite até agora, 11 termos circunstanciados de ocorrência (por exemplo, por propaganda irregular) e uma prisão em flagrante em Guapó. Estamos tendo até o momento uma eleição muito tranquila”, evidenciaram em suas falas.

Compartilhar em:

Notícias em alta