Hoje é 22 de novembro de 2024 21:40

Grupo de transição em Goiânia troca informações na área social

Equipe do futuro prefeito avaliou que os pontos discutidos são importantes para análise dos documentos que estão sendo repassados pela atual gestão
Segunda reunião temática do grupo de trabalho teve participação remota do prefeito eleito, Sandro Mabel, que se encontra em viagem a Londres // Fotos: Jucimar de Sousa

Durante a segunda reunião da Comissão de Transição da Prefeitura de Goiânia, na tarde desta quinta-feira (21/11), técnicos da gestão do atual prefeito, Rogério Cruz (SD), apresentaram projetos em desenvolvimento para a equipe do prefeito eleito, Sandro Mabel (UB), incluindo as áreas de administração, planejamento e habitação, direitos humanos, mulheres e políticas afirmativas. A segunda reunião temática do grupo de trabalho ocorreu no Paço Municipal e Mabel, que encontra-se em viagem a Londres, participou por meio de videoconferência.

Ao realizar balanço do encontro, o secretário de Governo, Jovair Arantes, avaliou a discussão como “rica”, porque, segundo ele, os secretários apresentaram o momento em que estão as secretarias e a necessidade que existe, até o mês de dezembro, de fazer alguma gestão, junto ao Governo Federal, para valer para o futuro governo.

“Isso é o que falamos desde o começo, que estamos buscando soluções de continuidade. A cidade não pode sofrer nenhuma descontinuidade, precisa que o prefeito entre já com o pé na tábua”, disse.

O coordenador da equipe de transição de Mabel, Paulo Ortegal (foto), classificou que todos os pontos apresentados e discutidos foram importantes para que a equipe do próximo prefeito possa analisar os documentos que estão sendo repassados pela atual gestão.

“A prefeitura está transmitindo informações para a Comissão de transição daqueles programas e dos projetos em andamento das secretarias. Isso vai facilitar muito, até na análise dos documentos que nós já estamos procedendo junto à comissão de Transição do prefeito Sandro Mabel”, comentou Ortelgal, que informou que Mabel conseguiu habilitar duas unidades escolares junto ao Governo federal para funcionar em tempo integral. Na parte da Saúde, a equipe do futuro prefeito pediu para que quatro unidades de saúde sejam “movimentadas” no Orçamento do próximo ano.

Auxiliares detalham ações e projetos

O secretário de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Valfran Ribeiro, apresentou ações em andamento e outras realizações, como implementação do sistema SimplificaGyn, ferramenta para desburocratização de serviços municipais, construção da passarela do Paço Municipal, com foco em acessibilidade, e aprovação mais ágil de projetos arquitetônicos.

Representando a Secretaria Municipal de Administração (Semad), a gerente de Planejamento e Projetos, Ana Lúcia, mencionou iniciativas em eixos como compras governamentais, suprimentos e logística, contratos e convênios, folha de pagamento, gestão e desenvolvimento de pessoas e carreiras, saúde e segurança do servidor. Foram compartilhadas informações sobre capacitação de servidores e fortalecimento da Escola de Governo. A gerente solicitou ainda que a próxima gestão dê continuidade aos trabalhos para aprimorar o portal de compras e promover a criação do cargo de cientista de dados para apoiar decisões da pasta.

A Secretária de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Luanna Sousa, apresentou as principais ações na gestão dos Cras, Creas, casas de acolhida e nos quatro cemitérios municipais. Ela ainda destacou avanços como a parceria com a Equatorial para desconto na tarifa de energia, entrega de alimentos para famílias do Cadastro Único e lançamento do Comitê Municipal de Primeira Infância.

Integrante da equipe de comissão da transição, Eerizania Freitas propôs a inclusão de dados sobre mulheres em situação de violência no Censo Suas (Sistema Único de Assistência Social), para que os atendimentos possam ser realizados nas unidades Creas. O prefeito Sandro Mabel participou do encontro via videoconferência.

Na próxima quarta-feira (27), a comissão deve se reunir para apresentação de dados da Saúde e do Instituto Municipal de Assistência à Saúde e Social dos Servidores de Goiânia (Imas). No dia seguinte, quinta-feira (28), será a vez da Educação e da Seinfra.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta