Beneficiários do Bolsa Família de Aparecida de Goiânia devem realizar o acompanhamento obrigatório de saúde até o dia 27 de dezembro. Grávidas e crianças de até 7 anos precisam comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para garantir a continuidade do benefício.
O monitoramento inclui a atualização do cartão de vacinação, a medição de peso e altura das crianças, além do acompanhamento pré-natal para as gestantes. A medida é parte das exigências do programa Bolsa Família e tem o objetivo de assegurar a saúde das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Para que as mais de 20 mil famílias beneficiárias em Aparecida continuem recebendo o Bolsa Família, é necessário cumprir uma série de requisitos, como a frequência escolar das crianças e a atualização dos dados cadastrais no CadÚnico. O acompanhamento de saúde, que deve ser realizado duas vezes ao ano, também é uma dessas exigências, sendo realizado no primeiro semestre (entre janeiro e junho) e no segundo semestre (de julho a dezembro).
O superintendente de Atenção à Saúde, João Pedro Batista, destacou a importância da iniciativa.
“Alertamos a todas as gestantes e aos responsáveis para que tragam as crianças de 0 a 7 anos, que ainda não realizaram o monitoramento neste semestre, na UBS mais próxima de suas casas. Isso é essencial para garantir às famílias o acesso às políticas públicas e também amplia e fortalece o acompanhamento de nossas equipes à saúde dos pequeninos”, afirma.
Segundo o Ministério da Saúde, a ação previne problemas como desnutrição, atrasos na vacinação e ainda fortalece a atenção básica à saúde no município. Os beneficiários que ainda não realizaram o acompanhamento neste semestre devem procurar a UBS mais próxima para evitar a suspensão ou o cancelamento do benefício.
Os beneficiários precisam apresentar os seguintes documentos na UBS:
CPF e Número de Identificação Social (NIS);
Caderneta da Criança, no caso de menores de 7 anos;
Caderneta da Gestante, para mulheres grávidas.