Hoje é 4 de dezembro de 2024 16:08

Avanço de frente fria traz possibilidade de tempestades em Goiás

Com alerta laranja para perigo potencial, previsão é de chuvas volumosas com risco de queda de energia, alagamentos e estragos em plantações
Segundo Cimehgo, chuvas previstas devem estar entre 30 e 60 mm/h e até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h e possível queda de granizo // Foto: Portal NG

O avanço de uma massa de ar fria vinda da região Sudeste do Brasil deve trazer chuvas mais volumosas para o estado nesta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para o perigo de tempestades em Goiás e outros seis estados até quarta-feira (04/11).

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm/h e até 100 mm/dia, acompanhadas de ventos de 60 a 100 km/h e possível queda de granizo. Há ainda o risco de corte de energia, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações.

O instituto informa que a população não deve se abrigar embaixo de árvores em caso de temporais, pelo risco de descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Em caso de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

As regiões Sul, Central e Sudoeste devem registrar quedas nas temperaturas mínimas no início da semana, marcando entre 19°C e 32°C. Já na parte Leste do estado, os termômetros devem registrar de 17°C a 32°C. As regiões Oeste e Norte ficam entre 22°C e 34°C. O tempo, no decorrer da semana, apresenta variação de nebulosidade e sol, com pancadas de chuva isoladas.

O período chuvoso pode trazer transtornos como deslizamentos de terra, falhas na rede elétrica e aumento dos buracos nas ruas. Mas o cidadão pode ter prejuízos também com relação ao seu imóvel, enfrentando problemas como infiltrações, vazamentos e até danos estruturais devido à umidade elevada.

De acordo com Eduardo Menezes, presidente da Rede da Construção, é preciso ter atenção aos detalhes para realizar uma manutenção preventiva que evite problemas maiores.

“Em apartamentos, infiltrações podem atingir os vizinhos de andares inferiores, gerando custos extras e até conflitos. A manutenção preventiva é uma alternativa mais econômica e preserva o bom relacionamento entre condôminos”, afirma.

Segundo Menezes, impermeabilizantes, rejuntes com aditivos especiais, argamassas de alta performance e tintas impermeabilizantes podem auxiliar a evitar os problemas causados pelo grande volume de chuvas.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta