Hoje é 23 de dezembro de 2024 06:29

Goiás bate recorde de abertura de empresas

De janeiro a novembro de 2024, foram criados mais de 36 mil empreendimentos principalmente em áreas como serviços de escritório e apoio administrativo
Trâmite para obtenção de um CNPJ é realizado 100% online, com tempo médio de conclusão de 24 horas // Foto: Cristiano Borges

Goiás encerrou novembro com 36.276 novas empresas registradas em 2024, número que ultrapassa em 2.429 o total do último ano, que foi de 33.847. O recorde foi quebrado ainda no início do mês, no dia 6 de novembro, quando o estado chegou a 33.853 novos CNPJs. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) e não incluem Microempreendedores Individuais (MEIs).

Segundo o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o crescimento expressivo reflete os esforços para tornar Goiás um ambiente favorável ao empreendedorismo. Somente no penúltimo mês do ano, foram registrados 2.994 novos CNPJs.

“Seguramente, fecharemos o atual ano com aproximadamente quatro ou cinco mil empresas a mais do que registramos em 2023. Isso mostra que nossos esforços para facilitar a vida de quem quer empreender em Goiás têm dado muito certo”, afirma.

Ele explica que um dos fatores que influenciaram no crescimento do número de empresas abertas é a facilidade no processo de registro. Em Goiás, todo o trâmite para obtenção de um CNPJ é realizado 100% online, com tempo médio de conclusão de 24 horas. Atualmente, o estado conta com 1.176.254 empresas ativas.

Dessas, 30,5% estão localizadas na capital, Goiânia. Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás complementam a lista dos cinco municípios goianos com maior número de empresas.

Os dados de novembro mostram que os serviços combinados de escritório e apoio administrativo lideraram as novas aberturas, seguidos por atividades de consultoria em gestão empresarial (exceto consultoria técnica específica), promoção de vendas, construção de edifícios e serviços de engenharia.

Além disso, 1.868 dos negócios registrados possuem capital social superior a R$ 500 mil, que se configuram como empresas de grande porte. Dessa forma, Goiás avança no apoio ao empreendedorismo.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta