Hoje é 23 de dezembro de 2024 06:10

Governo de Goiás reforça segurança no transporte coletivo de Goiânia

Determinação é intensificar o policiamento no interior e proximidades dos 13 terminais e 50 estações do sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste
Com aporte de recursos no Batalhão de Terminal da PM, segurança nos terminais de ônibus será reforçada em 100% durante fim do ano, segundo secretaria de Segurança Pública // Fotos: Edinan Ferreira

O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Governo e de Segurança Pública, lançou nesta quinta-feira (5/12) uma operação para reforçar a segurança no transporte coletivo de Goiânia. A determinação é intensificar o policiamento no interior e proximidades dos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo (sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste), na capital.

Denominada de Operação Natal Seguro no Transporte Público, a ação é fruto de parceria entre a Polícia Militar, Rede Metropolitana de Transportes Coletivos e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos e foi lançada no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico.

Na prática, o efetivo responsável pela segurança nos terminais será ampliado em mais de 100% neste mês de dezembro, segundo o Governo estadual, para garantir a segurança da população neste período de festividades de fim de ano. Além de reprimir, a intenção é agir de forma preventiva e reduzir os índices de criminalidade nesta época, quando há uma maior movimentação e o comércio se aquece com as compras de Natal e Ano Novo.

Durante o lançamento da operação, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima (foto), destacou o desempenho da segurança pública goiana, que, segundo ele, é referência para o país e os investimentos contínuos em inteligência e tecnologia para qualificar o trabalho das forças de segurança.

“Em todas as áreas, nós tivemos uma queda vertiginosa dos índices de criminalidade nos últimos anos. Isso foi por intermédio de muito investimento em inteligência e tecnologia, que é uma marca da gestão do governador Ronaldo Caiado”, afirma.

População vai perceber aumento do efetivo’

O reforço no efetivo foi possível graças a um aporte de recursos no Batalhão de Terminal da Polícia Militar.

“A população vai perceber o aumento do efetivo, com os policiais presentes nas plataformas de embarque e nos terminais, prontos para agir”, garante o comandante do Policiamento da Capital, coronel Pedro Henrique Batista.

Coronel Pedro Henrique Batista, comandante do Policiamento da Capital

Além do reforço no policiamento, os passageiros contam ainda com 1.173 câmeras de monitoramento instaladas nos terminais, interligadas à central monitorada pela Secretaria de Segurança Pública. Em 2025, esse trabalho vai ser reforçado com a instalação de câmeras de reconhecimento facial de procurados pela justiça nos terminais e estações. Atualmente, a PM prende, em média, cerca de 20 foragidos por mês, mediante abordagens de rotina.

Essa ação faz parte da restruturação do transporte público da região metropolitana iniciada em janeiro de 2024. Com investimentos de R$ 1,7 bilhão até 2026, provenientes do subsídio mantido pelo Governo de Goiás e prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade, o Governo de Goiás está realizando a substituição e aumento de frota, com ônibus novos e climatizados.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta