O Governo de Goiás, por meio das secretarias de Governo e de Segurança Pública, lançou nesta quinta-feira (5/12) uma operação para reforçar a segurança no transporte coletivo de Goiânia. A determinação é intensificar o policiamento no interior e proximidades dos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo (sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste), na capital.
Denominada de Operação Natal Seguro no Transporte Público, a ação é fruto de parceria entre a Polícia Militar, Rede Metropolitana de Transportes Coletivos e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos e foi lançada no Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico.
Na prática, o efetivo responsável pela segurança nos terminais será ampliado em mais de 100% neste mês de dezembro, segundo o Governo estadual, para garantir a segurança da população neste período de festividades de fim de ano. Além de reprimir, a intenção é agir de forma preventiva e reduzir os índices de criminalidade nesta época, quando há uma maior movimentação e o comércio se aquece com as compras de Natal e Ano Novo.
Durante o lançamento da operação, o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima (foto), destacou o desempenho da segurança pública goiana, que, segundo ele, é referência para o país e os investimentos contínuos em inteligência e tecnologia para qualificar o trabalho das forças de segurança.
“Em todas as áreas, nós tivemos uma queda vertiginosa dos índices de criminalidade nos últimos anos. Isso foi por intermédio de muito investimento em inteligência e tecnologia, que é uma marca da gestão do governador Ronaldo Caiado”, afirma.
‘População vai perceber aumento do efetivo’
O reforço no efetivo foi possível graças a um aporte de recursos no Batalhão de Terminal da Polícia Militar.
“A população vai perceber o aumento do efetivo, com os policiais presentes nas plataformas de embarque e nos terminais, prontos para agir”, garante o comandante do Policiamento da Capital, coronel Pedro Henrique Batista.
Além do reforço no policiamento, os passageiros contam ainda com 1.173 câmeras de monitoramento instaladas nos terminais, interligadas à central monitorada pela Secretaria de Segurança Pública. Em 2025, esse trabalho vai ser reforçado com a instalação de câmeras de reconhecimento facial de procurados pela justiça nos terminais e estações. Atualmente, a PM prende, em média, cerca de 20 foragidos por mês, mediante abordagens de rotina.
Essa ação faz parte da restruturação do transporte público da região metropolitana iniciada em janeiro de 2024. Com investimentos de R$ 1,7 bilhão até 2026, provenientes do subsídio mantido pelo Governo de Goiás e prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade, o Governo de Goiás está realizando a substituição e aumento de frota, com ônibus novos e climatizados.