Hoje é 22 de dezembro de 2024 03:20

Caiado pede apoio da bancada federal goiana para aprovação do Propag

Programa altera o índice de correção das dívidas estaduais e permite a Goiás aumentar em R$ 3 bilhões os recursos estaduais para investimentos
Governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, receberam parlamentares no Palácio das Esmeralda // Fotos: André Bianchi e Diego Canedo

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), solicitou apoio da bancada federal goiana para aprovação do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O pedido foi feito durante jantar com deputados federais e estaduais, na noite de quinta-feira (6/12), no Palácio das Esmeraldas.

O Propag, já aprovado pelo Senado, aguarda votação na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei Complementar (PLP) 121/2024, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foi incluído na pauta do plenário na quarta-feira (4/12), mas não chegou a ser discutido. O programa prevê flexibilização do teto de gastos e mudança no índice de correção das dívidas estaduais, o que pode liberar cerca de R$ 3 bilhões para investimentos no estado.

Durante o jantar, Caiado apresentou um breve balanço das ações do governo em áreas como educação, segurança pública, transparência, inovação, saúde e redução da pobreza. Ele destacou conquistas como a liderança de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o levantamento recente do IBGE, que apontou a menor taxa de pobreza da história do estado.

“Quero compartilhar essas conquistas com a Assembleia e a Câmara dos Deputados”, afirmou Caiado, acompanhado da primeira-dama Gracinha Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto.

O governador aproveitou para felicitar Bruno Peixoto (UB) por sua eleição como presidente do Colegiado das Assembleias Legislativas do Brasil (Unale).

Já o vice-governador Daniel Vilela (MDB) agradeceu pelo “ano especial” e enfatizou a importância de intensificar os esforços em 2025, o terceiro ano do mandato dos gestores e parlamentares estaduais e federais.

“O momento é de acelerar o trabalho para garantir que Goiás continue como protagonista no debate nacional. Que o próximo ano seja ainda melhor que este que passou”, desejou Vilela.

Bruno Peixoto, em discurso, detalhou as articulações que o levaram à presidência da Unale. Ele elogiou o trabalho dos deputados estaduais e federais em prol de Goiás e destacou a liderança do governador Ronaldo Caiado.

“É um exemplo para o país”, afirmou.

Representando a bancada federal goiana, o deputado Zacharias Calil (UB) reconheceu os esforços dos parlamentares na Câmara dos Deputados e lamentou a crise na saúde de Goiânia. Ele também exaltou iniciativas do Governo de Goiás, como o Natal do Bem, que classificou como “o maior Natal gratuito do Brasil”.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta