Hoje é 22 de dezembro de 2024 20:27

Interventor na saúde de Goiânia quer garantir internações, insumos e medicamentos

Futuro prefeito Sandro Mabel anunciou Luiz Gaspar Pellizzer, que integra a equipe de transição, para Secretaria de Saúde a partir de janeiro
Médico Márcio de Paula Leite, interventor da Saúde de Goiânia: “Mesmo com prazo pequeno, acreditamos ser possível fazer um bom trabalho” // Fotos: Divulgação

Oficializado interventor da Saúde de Goiânia ainda na noite de terça-feira (10), o médico Márcio de Paula Leite reconheceu, na manhã desta quarta-feira (11/12), o desafio da tarefa, especialmente devido ao curto período da intervenção, que se encerra no dia 31 de dezembro.

“As prioridades no momento são a alimentação e internação dos pacientes, o fornecimento de insumos às unidades de saúde e a reposição de medicamentos e equipamentos hospitalares. Outro ponto a ser destacado é a limpeza das unidades de saúde, que atualmente está em situação precária”, disse Márcio de Paula, em entrevista coletiva.

A nomeação do interventor foi publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Estado e, além dele, foram nomeados o médico Luiz Gaspar Machado Pellizzer, o economista Valdivino José de Oliveira e o advogado Wandir Allan de Oliveira, como integrantes do Comitê de Observação, para acompanhar os atos do interventor.

Emergencista no Cais Candida de Morais, Márcio de Paula também atua como médico auditor da prefeitura de Aparecida de Goiânia. Na função de interventor na capital, ele vai trabalhar junto de representantes do governo estadual, Ministério Público, além das superintendências da Secretaria Municipal de Saúde.

“Estou me colocando à disposição para contribuir com a melhoria do atendimento médico. Mesmo com prazo pequeno, acreditamos ser possível fazer um bom trabalho. O tempo é curto, mas foi o tempo que foi me dado e sabemos quais são as prioridades atuais”, destaca.

O secretário Estadual de Saúde, Rasível dos Reis, que participou da coletiva de imprensa, afirmou que o estado continuará dando suporte à saúde da Capital, participando dos gabinetes de crise até a situação na saúde se normalizar.

“Os gabinetes de crise estão funcionando, mas as determinações dos gabinetes têm que acontecer. E a gente tem visto uma morosidade muito grande na tomada de decisões, em situações como pagamento do homecare, pagamento de combustível para ambulâncias. Então o interventor poderá atuar para fazer aquilo que precisa ser feito, definido no gabinete de crise”, disse Rasível, durante a coletiva.

Futuro secretário: prioridade é pagar fornecedores e renegociar dívidas

Escolhido por Sandro Mabel para assumir a Secretaria Municipal de Saúde a partir de primeiro de janeiro, quando se inicia o mandato do futuro prefeito, o médico Luiz Gaspar Pellizzer já faz parte da equipe de transição, acompanhando a área de saúde. Ele disse, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (11/12), que vem se dedicando ao estudo da pasta e reconhece as dificuldades encontradas, mas destaca que, com gestão, é possível reverter o quadro de dificuldade atual.

“Nosso trabalho comissão na comissão de transição, com levantamento de dados, e depois nos gabinetes de crise. Então há cerca de 60 dias que estamos elencando esses problemas todos”, diz o futuro secretário, que tem mais de uma década de experiência no atendimento médico e na gestão de saúde.

“A gente quer trazer o que Aparecida de Goiânia fez de positivo nos últimos anos para dentro de Goiânia, alinhando junto com o estado, para ter uma secretaria de Saúde forte para atender aos anseios da população”, destaca Pellizzer.

Pellizzer disse ainda que as prioridades são superar a crise, garantir de janeiro em diante o pagamento em dia de fornecedores e prestadores de serviço e negociar e sentar e renegociar as pendências passadas.

Durante a coletiva, Sandro Mabel destacou a competência do futuro secretário e afirma que confia na gestão que ele fará à frente da pasta.

“Pellizzer está conosco na transição e já sabe bem os problemas, tem competência para continuar analisando, trabalhando e tomando decisões para tirar a cidade do colapso que vive hoje. Além disso, terá uma equipe igualmente competente para mudar a realidade da saúde da nossa capital”, enfatizou o prefeito.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta