A passagem de uma frente fria vinda da Região Sudeste do Brasil deve causar chuvas intensas em Goiás. Segundo informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), é possível que se formem tempestades desde segunda-feira (16/12) até a próxima sexta-feira (20/12).
Conforme boletim do Cimehgo, as áreas de instabilidade são favorecidas pela combinação de calor e umidade. Dessa forma, podem se formar tempestades que podem vir acompanhadas de vento e descargas atmosféricas até quinta-feira (19/12). Já na sexta-feira (20/12) e no sábado (21/12), a passagem da frente fria intensifica as chuvas e aumenta as áreas de instabilidade em Goiás.
Com relação a isso, o Cimehgo chama atenção para o risco potencial de tempestades, que podem chegar a até 60 milímetros por dia. Além das chuvas, a previsão espera ventos intensos, de até 60 quilômetros por hora, e descargas elétricas. Dessa forma, é necessário adotar medidas de segurança, como evitar sair de casa em momentos de tempestade e, caso esteja dirigindo, não passar por locais alagados.
O Instituto Nacional de Meteorologia também emitiu um alerta para condições climáticas severas e risco de enchentes para o início da semana. O aviso indica a possibilidade de queda de granizo, mas baixo risco de corte de energia elétrica ou queda de galhos de árvores e alagamentos.
Alguns municípios podem ser mais afetados pelas chuvas, como Firminópolis, São João da Paraúna, Montes Claros, Davinópolis e Nova Aurora. Essas cidades devem registrar uma média de 30 mm de chuvas por dia.
Mesmo com a frente fria, as temperaturas não devem diminuir. Nas regiões Sul, Central e Sudoeste de Goiás, as máximas devem ficar próximas aos 30°C, enquanto as mínimas marcam 19°C. Já nas regiões Norte e Oeste, os termômetros devem variar entre 22°C e 34°C, enquanto a região Leste registra temperaturas de 17°C a 33°C.