O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), a vice, Coronel Cláudia Lira (Avante) e os 37 vereadores eleitos em outubro foram diplomados nesta quinta-feira (19/12), em cerimônia promovida pela Justiça Eleitoral realizada no auditório do prédio do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), no Setor Bueno. A entrega de diploma é um ato previsto na legislação eleitoral atestando que os candidatos eleitos estão aptos a exercer os mandatos para os quais foram escolhidos nas urnas. Mabel teve 353.518 votos, o equivalente a 55,53% dos votos válidos e assume o cargo dia 1º de janeiro
A solenidade começou com a diplomação dos vereadores eleitos, chamados um a um para receber o diploma. Major Vítor Hugo (PL), que obteve o maior número de votos, ao discursar ele ressaltou a importância de união entre os parlamentares, além de ideologias, e apontou que o trabalho legislativo deve ser norteado pela Constituição.
‘Goiânia terá a melhor mobilidade do Brasil’
Na sequência, Sandro Mabel recebeu o diploma de prefeito eleito e destacou, em discurso emocionado, o apoio de sua família, citando o pai, Nestore Scodro, de 93 anos, que estava presente. Mabel projetou metas para a gestão e afirmou que Goiânia terá a melhor mobilidade urbana do país até 2026.
“Quando o senhor [governador Ronaldo Caiado] estiver em campanha para presidente, vai poder falar que Goiânia tem a melhor mobilidade do Brasil”, falou Mabel, dirigindo-se ao governador. Caiado foi o principal avalista da candidatura de Mabel, que até aceitar o convite estava afastado da política.
Ainda no discurso, Mabel, que já foi deputado federal e atualmente presidia a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), disse que conhece o trabalho no legislativo e que acredita que não terá problemas com os vereadores. O prefeito eleito também destacou o planejamento para a cidade nas áreas de segurança, cultura e turismo.
“Eu gosto de vereadores, fui parlamentar por muitos anos e quero fazer uma gestão em conjunto. Ninguém governa sozinho”, declarou.
Caiado: ‘Sandro tem habilidade e credibilidade’
Em discurso de encerramento da cerimônia, o governador Ronaldo Caiado mencionou qualidades de Mabel e a importância da eleição do correligionário para a capital. E voltou a citar que Goiânia precisava de um gestor com capacidade política.
“A cidade precisava de governabilidade e de avançar nos resultados para a sociedade. Sandro tem essa habilidade e credibilidade para assim fazer”, destacou Caiado.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Luiz Cláudio Veiga Braga, reforçou o papel da Justiça Eleitoral no processo democrático e a relevância da diplomação. “Este é um momento sublime do processo eleitoral democrático, em que a Justiça Eleitoral confere aos eleitos a declaração oficial de que estão legitimados a assumir os cargos para os quais foram escolhidos pelo povo”, afirmou.
A cerimônia de posse está programada para o dia 1º de janeiro de 2025, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), às 14h.