Hoje é 25 de dezembro de 2024 17:57

Goiás tem alerta de perigo para tempestade durante a semana do Natal

Instituto Nacional de Meteorologia prevê possibilidade de chuvas volumosas, descargas atmosféricas e rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora
Relatório do Instituto Nacional de Meteorologia aponta que verão 2025 deve ter altas temperaturas, mas com chuvas bem distribuídas // Foto: Portal NG

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo de tempestade nesta terça-feira (24/12) em diversas regiões de Goiás. O órgão indica a probabilidade de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos que podem atingir os 100 quilômetros por hora.

O informativo também chama a atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de tempestades, é recomendado permanecer em locais seguros, evitar o uso de aparelhos conectados à rede elétrica, manter distância de objetos altos ou metálicos, como postes e árvores, e não tentar atravessar áreas alagadas.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a semana do Natal deve ser marcada pela ocorrência de tempestades, com rajadas de vento e descargas atmosféricas em todas as regiões do estado. No entanto, as porções oeste e leste devem ter os maiores índices pluviométricos, de até 50 milímetros por dia.

Apesar disso, as temperaturas não devem diminuir e devem manter a variação entre sol e nebulosidade, com pancadas de chuva isoladas. Na região oeste e norte, o tempo varia entre 22°C e 34°C. Já no sudoeste, centro e sul, os termômetros registram mínimas de 19°C e máximas de 32°C, enquanto o leste do estado tem temperaturas entre 17°C e 32°C.

Conforme previsão do Inmet para o verão, estação que começou em 21 de dezembro e segue até 20 de março de 2025, o período será quente, mas com uma distribuição das chuvas.

“As temperaturas tendem a permanecer acima da média histórica na maior parte da região; porém, a entrada de frentes frias e a formação de corredores de umidade vindos da Amazônia podem favorecer a ocorrência de dias consecutivos com chuva, amenizando a temperatura”, afirma relatório do instituto.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta