Hoje é 8 de janeiro de 2025 18:01

Fies terá 112 mil vagas em 2025, anuncia Ministério da Educação

Deste total, cerca de 56 mil oportunidades serão reservadas para inscritos no CadÚnico; Saiba quando e como se inscrever
Ministério da Educação reforça que o financiamento dos encargos educacionais prevê vagas para estudante cotistas e pessoas com deficiência // Foto: Sam Balye – Unsplash

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última quinta-feira (02/01), a abertura de 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025, divididas em dois períodos. No primeiro semestre, serão ofertadas 67.301 vagas, e no segundo, 44.867. Quantidades semelhantes estão previstas para 2026 e 2027, conforme o Plano Trienal do Fies, garantindo a continuidade do programa.  

“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior no país. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, durante o anúncio.

O Fies Social, modalidade lançada em 2024, destinará metade das vagas a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Essa modalidade oferece financiamento de até 100% dos encargos educacionais, além de cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram para o Fies Social.  

Para participar, os candidatos devem ter feito o Enem a partir de 2010, alcançar média mínima de 450 pontos nas provas objetivas, nota superior a zero na redação e renda familiar mensal bruta per capita entre um e três salários mínimos. As inscrições acontecem duas vezes ao ano, antes do início das aulas de cada semestre.  

Criado pela Lei nº 10.260/2001, o Fies financia cursos de graduação em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o programa oferece juros zero e escalas de financiamento mensais ajustadas à renda familiar.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta