Hoje é 9 de janeiro de 2025 15:35

Câmara de Anápolis aprova criação de comissões e Procuradoria da Mulher

Em sessão extraordinária comandada pela presidente do legislativo vereadores apreciaram outras mudanças internas no parlamento anapolino
A nova procuradoria será integrada por uma procuradora, vice-procuradora e subprocuradora, além de assessores legislativos e jurídicos // Foto: Allyne Laís

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou, nesta segunda-feira (06/01), três projetos de autoria da Mesa Diretora em sessão extraordinária híbrida. Entre as mudanças, estão a criação de três novas comissões permanentes: Segurança Pública, Direitos da Mulher, Meio Ambiente e Saneamento.

Também foram feitas adequações nas nomenclaturas da Comissão de Urbanismo, Transportes, Obras e Serviços e na Comissão de Saúde e Assistência Social. A justificativa apresentada pelos vereadores ressalta que as alterações buscam melhorar o acompanhamento das políticas públicas e atender demandas específicas da população.

Outro projeto aprovado reorganiza a estrutura administrativa, limitando a verba de gabinete e fixando o número de assessores entre 10 e 20 por vereador, sem aumento de despesas. “A medida é importante para que o vereador possa proporcionar uma melhor organização e gestão de sua equipe, otimizando os recursos humanos disponíveis de acordo com as necessidades específicas do seu mandato”, informa o texto que amplia o número de assessores por vereador.

Também foi instituída a Procuradoria da Mulher, Infância, Juventude e Pessoa com Deficiência, que terá autonomia administrativa e espaço próprio de atendimento. O órgão será formado por uma procuradora, vice-procuradora e subprocuradora, além de assessores legislativos e jurídicos. As emendas da vereadora Cleide Hilário (Republicanos) incluíram competências adicionais relacionadas à Infância, Juventude e Pessoa com Deficiência.

No dia 1º de janeiro, data da posse de vereadores e do novo prefeito, a Câmara Municipal de Anápolis viveu um marco histórico com a eleição de Andreia Rezende (Avante) como presidente da Casa para o biênio 2025-2026. Eleita por unanimidade pelos vereadores, Andreia se torna a primeira mulher a liderar o Legislativo na história da cidade.

Andreia parabenizou o prefeito Márcio Corrêa (PL) e o vice-prefeito Walter Vosgrau (MDB) pela vitória nas urnas e destacou a importância da harmonia entre os poderes. “Queremos trazer as discussões de interesse social e econômico e contribuir com soluções que façam a diferença na construção de uma Anápolis melhor. Aos cidadãos, reafirmo o compromisso de trabalhar com ética e responsabilidade, sempre ouvindo e buscando soluções para o bem-estar de todos”, declarou.

A composição da nova mesa diretora conta com José Fernandes (MDB) como vice-presidente, Jean Carlos (PL) como 1.º secretário, Professor Marcos (PT) como 2.º secretário, Ananias Jr. (Agir) como 3.º secretário e Reamilton do Autismo (Podemos) como 4.º secretário.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta