Hoje é 10 de janeiro de 2025 06:15

Pablo Marçal anuncia pré-candidatura à Presidência

Coach com histórico na tentativa de disputar o Palácio do Planalto em 2022 e a Prefeitura de São Paulo em 2024, ele terá que superar processos judiciais para se viabilizar
“Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, disse Marçal

O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) confirmou sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026. O anúncio foi feito por meio de nota à imprensa, destacando o empreendedorismo como eixo de sua proposta política. “Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, escreveu o coach. Marçal, terceiro colocado na eleição para a prefeitura de São Paulo em 2024, planeja uma reformulação do PRTB, que de acordo com sua visão deve passar a se chamar “Brasileiro”.

Para viabilizar sua candidatura contra os pré-candidatos Jair Bolsonaro (PL), Luís Inácio Lula da Silva (PT), Ronaldo Caiado (União Brasil) e Gusttavo Lima (Sem Partido), Marçal enfrenta desafios legais. Ele é alvo de ações na Justiça Eleitoral relacionadas a vídeos nas redes sociais, supostas irregularidades financeiras e participação em atos políticos considerados irregulares. O empresário nega qualquer infração, e uma das ações, envolvendo descontos em cursos, já foi arquivada. Outros processos permanecem pendentes de análise.

Na eleição de 2024, Marçal conquistou 28,14% dos votos válidos em São Paulo, ficando atrás de Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL). No segundo turno, Nunes foi eleito prefeito. O influenciador também esteve envolvido em controvérsias, como a divulgação de um laudo médico falso contra Boulos, que resultou em indiciamento pela Polícia Federal.

Marçal ganhou projeção nacional como “coach” de desenvolvimento pessoal e empreendedorismo, alavancado por suas redes sociais. Em 2022, tentou se lançar à Presidência pelo PROS, mas divergências internas no partido frustraram seus planos. Ele chegou a apoiar Jair Bolsonaro, contrariando a decisão do PROS de apoiar Lula.

Nas eleições de 2022, Marçal tentou concorrer à Câmara dos Deputados e obteve 243 mil votos, mas teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Declarando patrimônio de R$ 96,2 milhões, o empresário agora busca superar os obstáculos judiciais e consolidar sua trajetória rumo à Presidência.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta