Hoje é 10 de janeiro de 2025 06:51

Avião de pequeno porte com família de Goiás cai no litoral de São Paulo

Quatro vítimas da mesma família de moradores de Mineiros foram socorridas com vida e encaminhados para a Santa Casa de Ubatuba; piloto morreu
Administração do aeroporto onde acidente aconteceu informou que condições meteorológicas eram ruins devido a chuvas fortes no momento da ocorrência // Foto: Reprodução

Um avião de pequeno porte caiu em uma praia de Ubatuba, litoral de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (9/1). O voo saiu de Mineiros com destino a Ubatuba e transportava quatro passageiros, um casal de produtores rurais goianos com dois filhos, e o ploto.

Os quatro passageiros foram resgatados com vida em estado de saúde estável. A prefeitura informou que eles foram levados para a Santa Casa de Ubatuba pra receber os primeiros cuidados. A mulher, Mireylle Fries, passou por uma cirurgia de emergência, enquanto as crianças foram transferidas para o Hospital Regional de Caraguatatuba. Bruno Almeida Souza, marido de Mireylle que também estava no avião, não teve seu estado de saúde divulgado.

O piloto da aeronave morreu em decorrência dos ferimentos, ainda preso às ferragens. Ele foi identificado como Paulo Seghetto, natural de Goiânia. Uma pessoa que passava pela praia também recebeu atendimento na Santa Casa de Ubatuba após se machucar correndo do acidente.

“Manifestamos nossa solidariedade a Mireylle Fries, filha do saudoso empresário Milton Fries e de Maria Gertrudes Fries, ao esposo Bruno Almeida Souza, aos filhos, que recebem tratamento emergencial na Santa Casa de Ubatuba. Expressamos nosso profundo pesar pela perda do piloto da aeronave Cessna Aircraft, Paulo Seghetto, natural de Goiânia. Que Deus traga consolo e paz aos corações enlutados. “, lamentou o prefeito de Mineiros, Aleomar Rezende, nas redes sociais.

Segundo Grupamento de Bombeiros Marítimos, aeronave teria passado por excursão de pista, que acontece quando ela sai da pista no momento do pouso ou decolagem // Foto: Reprodução

Conforme os dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave, com capacidade para sete passageiros além do piloto e copiloto, pertencia à família Fries, conhecidos por serem grandes produtores de soja em Goiás. Segundo o sistema da Anac, o avião, modelo 525 e prefixo PR-GFS, estava com a operação negada para táxi aéreo, mas constava situação de aeronavegabilidade ‘normal’.

O acidente aconteceu na praia do Cruzeiro, ao lado do Aeroporto Estadual de Ubatuba, onde a aeronave tentava pousar. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que a aeronave saiu da pista em alta velocidade e explodiu.

À imprensa, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) explicou que a aeronave passou por uma excursão de pista, que ocorre quando ela sai da pista no momento do pouso ou da decolagem.

A Rede VOA, que administra o aeroporto de Ubatuba, explicou que as condições climáticas eram ruins e a pista estava molhada devido às fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga as causas do acidente. A Força Aérea Brasileira informou que também enviou agentes ao local para entender as circunstâncias que causaram a queda do avião.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta