Hoje é 10 de janeiro de 2025 07:10

Incêndio em Los Angeles é considerado o mais destrutivo da história

Autoridades confirmaram 5 mortes em decorrência do fogo e cerca de 130 mil pessoas receberam ordens para se retirar de suas casas
Serviço de meteorologia do país informou que rajadas de vento seco, de até 129 km/h, fazem com que o fogo se alastre facilmente // Foto: Reprodução / Redes Sociais

A cidade de Los Angeles enfrenta o segundo dia de combate aos grandes incêndios que atingem a região e já consumiram bairros inteiros. Segundo a equipe local dos bombeiros, os agentes estão com dificuldade para realizar o controle do fogo devido às condições climáticas e à falta de água.

As autoridades explicam que o sistema municipal de água não foi projetado para um ambiente urbano e não está preparado para combater incêndios florestais. O intenso combate ao fogo fez com que a pressão da água diminuísse e até faltasse em alguns hidrantes de Pacific Palisades.

“Levamos o sistema ao limite. Estamos combatendo um incêndio florestal com sistemas de água urbanos”, afirmou Janisse Quinones, diretora-executiva do Departamento de Água e Energia de Los Angeles.

Durante combate às chamas, mais de 1,5 milhão de imóveis tiveram fornecimento de energia cortado // Foto: Reprodução / Redes Sociais

O primeiro foco foi registrado na terça-feira (7/1), em Pacific Palisades, um bairro rico que fica entre as Montanhas de Santa Monica e o Oceano Pacífico. Esse incêndio já consumiu mais de 6.960 hectares e destruiu ao menos mil construções.

Já os focos do Eaton queimaram 4.289 hectares, de acordo com o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia (Cal Fire), matando pelo menos duas pessoas. Com relação ao incêndio Hurst, que começou na terça-feira (7/1) à noite, os bombeiros informaram que, após a destruição de 346 hectares, ele foi 10% controlado.

Na quarta-feira (8/1), o incêndio Woodley se iniciou. Ele foi controlado, mas queimou cerca de 30 hectares. Outro foco, Lidia, também foi controlado. Conforme informado pelos bombeiros nesta quinta-feira (9/1), ele queimou 140 hectares.

Nesta quinta-feira (9/1), um novo foco foi identificado na região de Hollywood Hills, com uma extensão de 17 hectares em chamas. O serviço de meteorologia do país informa que as rajadas de vento seco, conhecidas como ventos de Santa Ana, que atingem até 129 km/h e retiram a umidade da vegetação, contribuem para o alastramento do fogo.

Cinco pessoas morreram em decorrência direta do fogo, e cerca de 130 mil moradores estão sob ordens diretas de retirada. Além disso, ao menos 1.900 imóveis foram destruídos. As autoridades locais informaram que este é o incêndio mais destrutivo da história de Los Angeles e que a maioria dos focos tem nível de contenção de 0% por conta do cenário de tempestade.

Durante o combate às chamas, mais de 1,5 milhão de lares, empresas e outros consumidores de energia, quase todos no sul da Califórnia, tiveram o abastecimento cortado. Muitos desses cortes foram justificados como uma forma de evitar que os sistemas elétricos pegassem fogo.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta