Uma criança de quatro anos morreu na tarde desta segunda-feira (12/6) com suspeita de H1N1 em Nerópolis, na região metropolitana da capital. A família de Asafe Gomes Pereira Cabral suspeita que tenha ocorrido erro médico e agora a Polícia Civil investiga o caso.
Segundo registro de boletim de ocorrência, no sábado (10/6), Asafe deu entrada no Hospital Estadual de Jaraguá, onde morava com a família. Ele apresentava dessaturação, que pode estar associada a falta de ar ou de que o pulmão não estava funcionando bem, mas foi liberado pela equipe médica.
No domingo (11/6), em casa, a criança piorou e foi levada novamente ao mesmo pronto socorro, de Jaraguá. Lá, foi realizado um exame de radiografia do tórax.
O caso se agravou mais ainda e ele foi transferido pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu) para Goiânia, mas por conta da piora no trajeto a equipe médica o encaminhou para o Hospital Sagrado Coração de Jesus na cidade de Nerópolis, onde ele não resistiu e morreu na unidade na madrugada de segunda-feira (12/6).
O caso agora é investigado pela Polícia Civil pois o pai da vítima afirma que suspeita de omissão ou erro médico por parte da primeira unidade de saúde onde a criança foi atendida, o Hospital Estadual de Jaraguá.
O Hospital Estadual de Jaraguá afirmou que o menino foi atendido na unidade na noite do dia 10 de junho e foi liberado sem sinais de gravidade. No dia seguinte, ele retornou já em estado grave. O hospital afirmou que prestou atendimento adequado para o caso e lamentou o ocorrido.