Hoje é 11 de janeiro de 2025 17:54

Goiás investe R$ 95 milhões em programa de capacitação para 17 mil estudantes

Estado firma parceria com o Sistema S para oferta de cursos técnicos profissionalizantes gratuitos a estudantes de 18 municípios
Senac e Senai vão oferecer cursos presenciais em suas instalações e nas escolas selecionadas o governo estadual custeará transporte e alimentação

O Governo de Goiás, liderado por Ronaldo Caiado, firmou convênio com o Sistema S para criar o Programa Profissionaliza Goiás, que ofertará 17.352 vagas em cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio. O anúncio foi feito na terça-feira (10/01), em Goiânia, e prevê investimento de R$ 94,5 milhões em 18 municípios.  

O programa Profissionaliza Goiás será implantado em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Por meio da parceria com o Senai, serão ofertadas 12.352 vagas, distribuídas em 16 opções de cursos. Os estudantes terão aulas teóricas e práticas nas unidades do Senai e terão direito a transporte e alimentação custeados pelo Governo de Goiás.

Na parceria firmada com o Senac, os estudantes assistirão às aulas nas escolas estaduais. Serão oferecidas cinco mil vagas em 12 cursos. Representantes das entidades afirmaram que as formações serão alinhadas com o mercado. 

Caiado ao lado de presidentes e representantes do Senai, Senac, Fieg e Fecomércio

“A profissionalização é uma alternativa emergencial para os jovens, que encerram o Ensino Médio e não têm um curso ou uma faculdade, mas que precisam atender à demanda do desenvolvimento goiano em áreas como serviços, indústria e agropecuária”, destacou Caiado. “Você só gera PIB se tiver trabalhadores qualificados”, acrescentou, sobre o impacto positivo na economia.

A coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, também reforçou a necessidade de garantir a perspectiva de empregabilidade dos jovens goianos que não ingressam no Ensino Superior. “Nós não temos como fortalecer o desenvolvimento social e econômico sem educação. Quando apenas 26% da juventude chega à faculdade, nós precisamos cuidar desses outros 74% e de onde eles estarão. É isso que faremos com esse programa”, explicou.  

Em 2024, a Secretaria da Educação (Seduc) ofertou 8.664 vagas em cursos técnicos. Com o Profissionaliza Goiás, esse número crescerá para 25 mil. A titular da Seduc, Fátima Gavioli, ressaltou a importância de combater a evasão, que chega a 33% em cursos profissionalizantes no Brasil, garantindo acompanhamento dos alunos em Goiás.  

Lideranças do Sistema Fecomércio e Fieg também enfatizaram a relevância da iniciativa. “Grandes empresas buscam qualificação de mão de obra ao se instalarem. Este programa é um início promissor”, declarou o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta