O tempo em Goiás durante a semana deve ser marcado por chuvas fortes, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a variação entre umidade e calor favorece a formação de zonas de instabilidade em todas as regiões do estado, com a possibilidade de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.
De acordo com a previsão do Cimehgo, a região norte e oeste devem ter temperaturas entre 22°C e 33°C. No sudeste, sul e centro do estado, as mínimas devem ficar próximas de 19°C, e as máximas, em 32°C. Já na parte leste do estado, os termômetros devem marcar entre 17°C e 31°C.
O Instituto Brasileiro de Meteorologia emitiu um alerta laranja de perigo por chuvas intensas, com início nesta segunda-feira (13/1) e término na terça-feira (14/1). Conforme o informativo, as cidades das regiões norte, leste e noroeste goianas podem registrar chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos de até 100 quilômetros por hora. Assim, existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Outro alerta abrangendo todo o estado foi emitido pelo Cimehgo sobre o perigo potencial de chuvas fortes nesta terça-feira (14/1). A previsão é de que as cidades possam registrar de 20 a 50 milímetros por hora ou até 70 milímetros por dia. Além disso, os ventos podem chegar a 80 quilômetros por hora.
O Inmet reforça ainda que, em caso de rajadas de vento, não é recomendado buscar abrigo debaixo de árvores devido ao risco de queda de galhos ou descargas elétricas. Também não é indicado que se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.