Hoje é 15 de janeiro de 2025 04:46

Prefeitura de Goiânia implanta conversão à direita com semáforo fechado

De acordo com o prefeito, a conversão livre à direita chegará, inicialmente, a 180 pontos estratégicos da cidade sendo liberados cerca de 8 a 10 novos locais por semana
O primeiro ponto liberado foi no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América // Fotos: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), iniciou nesta terça-feira (14/01) a implementação da conversão à direita com semáforo fechado em oito pontos da cidade. De acordo com Mabel, os locais não terão o semáforo com seta livre à direita, apenas placas de sinalização. 

O primeiro ponto liberado foi no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América, e o objetivo é melhorar a mobilidade urbana, considerando o impacto no trânsito de pedestres. De acordo com o prefeito, a conversão livre à direita chegará, inicialmente, a 180 pontos estratégicos da cidade. “Serão liberados cerca de oito a dez novos locais por semana, com equipes orientando a população, chegando a 180 pontos nos próximos quatro meses”, diz o prefeito. 

A Direita Livre, regulamentada por lei federal desde 2021, permite a conversão à direita mesmo com o semáforo fechado, desde que autorizada pelas prefeituras. Em Goiânia, a medida começou a ser testada em janeiro de 2024 em três cruzamentos antes de sua ampliação. A Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) afirma que as faixas de pedestres serão reforçadas e placas serão instaladas para orientar motoristas e pedestres.  

A SET também planeja intensificar ações educativas, orientando pedestres a acenar antes de atravessar e motoristas a respeitarem as sinalizações. Após 30 dias de adaptação, a fiscalização será iniciada. Infrações relacionadas ao desrespeito às faixas de pedestres serão consideradas gravíssimas, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

A administração trabalha em campanhas de orientação para que o condutor respeite o pedestre. “A cidade vai andar e o que é muito importante, nós vamos orientar o motorista para que ele possa respeitar o pedestre. Para nós, o mais importante é o pedestre, a direita está livre, mas o pedestre tem a preferência”, assinala Mabel.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta