Hoje é 15 de janeiro de 2025 17:48

Instituto Áquila vai analisar gestão em Aparecida de Goiânia

Em 60 dias a instituição entregará relatório com diagnóstico das receitas, despesas e processos administrativos com ênfase na oportunidade de melhorias
A Federação das Indústrias de Goiás é responsável pela oferta gratuita da consultoria oferecida à Prefeitura de Aparecida de Goiânia // Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, firmou nesta terça-feira (14/01) um convênio com a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg) para a realização de um diagnóstico técnico da administração municipal. Conduzido pelo Instituto Aquila, o trabalho analisará receitas, despesas e processos administrativos da prefeitura. A consultoria, que não terá custo para o município, apresentará em 60 dias um relatório com oportunidades de melhoria.  

“É um acordo de cooperação para que nós possamos, desde o início da gestão, com muita responsabilidade e respeito aos recursos públicos, fazer gestão eficiente, com resultados que serão traduzidos em benefícios para o cidadão de Aparecida. Precisamos avançar em transparência, eficiência e na melhor aplicação possível naquilo que trará qualidade de vida aos aparecidenses”, comentou o prefeito Vilela.

O diagnóstico avaliará o desempenho do município em 72 indicadores do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), em que Aparecida ocupa atualmente a 1.693ª posição no ranking nacional. A análise também abrangerá governança, eficiência fiscal, transparência, educação, saúde, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. A meta é modernizar a gestão e corrigir disfunções administrativas.  

A iniciativa ocorre em meio à crise financeira enfrentada pela prefeitura, que herdou dívidas de cerca de R$ 500 milhões. O prefeito destacou o compromisso de realizar uma gestão eficiente e transparente, visando benefícios diretos para os cidadãos. Vilela afirmou que o diagnóstico ajudará na reestruturação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do município.  

Representantes da Fieg e do Instituto Aquila reforçaram a importância da ação no início da gestão. Luiz Zanforlin, consultor do Instituto, comparou o diagnóstico a um “raio-x” da administração municipal, que fornecerá caminhos para a modernização. André Rocha, presidente da Fieg, destacou que a medida potencializa melhorias rápidas e direcionadas às demandas da população.  

O evento contou com a presença de vereadores e membros do secretariado municipal, como os titulares das pastas de Fazenda, Administração, Planejamento e Meio Ambiente. Segundo o prefeito Leandro Vilela, a parceria com a Fieg e o Instituto Aquila reforça o compromisso de transformar a gestão pública, alinhando as ações ao interesse público e às necessidades dos aparecidenses.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta