A prefeitura de Goiânia realizou neste sábado (18/1) o 3º Mutirão dos 100 dias, desta vez beneficiando cerca de 20 bairros da Região Norte da capital. A ação conta com serviços de limpeza, urbanização e infraestrutura, além de oferecer atendimentos gratuitos variados à população.
Durante a abertura do mutirão, na Praça do Berimbau, no Jardim Guanabara I, o prefeito Sandro Mabel destacou a importância da iniciativa para atender às demandas da comunidade e disse que Goiânia “merece essa atenção especial”
“Cortamos o mato das ruas, recolhemos todo o lixo, fazemos uma limpeza nas praças, os agentes de endemias intensificam as visitas às casas, realizamos reparos nos equipamentos públicos, consertamos meio-fio e tapamos os buracos nas ruas. Enfim, realizamos um trabalho de limpeza geral e manutenção para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Mabel.
Além dos serviços de limpeza, urbanização e infraestrutura, o mutirão também ofereceu ações voltadas para a saúde e bem-estar da população, na Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros. No local, os moradores tiveram acesso a vacinação, consultas médicas, aferição de pressão arterial e glicemia, testes para Covid, distribuição de mudas medicinais e nativas do Cerrado, e orientações sobre o CadÚnico. Também são oferecidos serviços da Educação, como Telematrícula e Bolsa Família.
O mutirão também foca no combate ao descarte irregular de lixo e na eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue. A Patrulha Maria da Penha participa do evento, reforçando orientações sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.
Moradora da região, Carolina Ferreira, elogiou o trabalho da prefeitura.
“Tinha muito lixo no meu setor, que é o mais afastado daqui, um pouquinho ao lado do Guanabara. E eu estou gostando. O lixo já acabou, o mato já está sendo cortado no meu setor, realmente está ficando bom”, afirmou.
Segundo a prefeitura, os serviços do mutirão prosseguem durante a semana, até que o trabalho seja concluído nos 20 bairros programados. Já os atendimentos na Escola Municipal foram feitos até 17h de sábado.
Moradores da região têm acesso a serviços sociais
Durante o mutirão, a prefeitura levou uma série de serviços assistenciais aos moradores da Região Norte de Goiânia, como oferta de inserção no cadastro e atualização de dados do CadÚnico, oficinas pedagógicas do programa Criança Feliz, orientação especializada para acesso a programas e benefícios sociais, além da distribuição de cestas básicas.
A secretária municipal da Mulher, Direitos Humanos e Assistência Social, Eerizânia Freitas, reforçou que o atendimento integral e humanizado promovido durante o mutirão estende aos cidadãos o cuidado do poder público.
“Aproveitamos para avaliar as condições sociais de cada núcleo familiar, orientar e facilitar o acesso a inúmeros serviços e benefícios oferecidos pela prefeitura, estado e governo federal. Famílias que deixaram de receber o Bolsa Família, por exemplo, podem atualizar o Cadúnico e voltar a receber o benefício”, explicou.
Cmei ganha novo parquinho
Outra ação realizada durante o 3º Mutirão da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), foi a entrega do novo parquinho para as crianças do Cmei Jardim Guanabara III. O ano letivo de 2025 tem início nesta segunda-feira (20/1) para cerca de 108 mil alunos da rede pública municipal da capital.
A titular da SME, Giselle Faria, visitou escolas e Cmeis da região para diálogo e conhecimento das necessidades da comunidade escolar.
“Foi mais uma semana de muito trabalho em preparação para o início do ano letivo de 2025. Os profissionais realizaram essa semana os Planejamentos Pedagógicos, um momento especial para reflexão, organização e aprimoramento das práticas pedagógicas para as unidades educacionais iniciarem mais um ano de muito aprendizado”, pontuou a secretária, garantindo que a Rede Municipal de Educação está pronta para receber os alunos.
“Nos primeiros dias da gestão, o prefeito Sandro Mabel destinou R$ 19 milhões para que as unidades realizassem a manutenção e reparos necessários para o início das aulas”, lembrou.