O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), inaugurou na manhã desta sexta-feira (24/1) o novo terminal de ônibus do Jardim Novo Mundo, em Goiânia, na região Leste da capital. Com investimento de R$ 18,5 milhões na obra, o terminal é a primeira de uma série de entregas para o transporte coletivo da Região Metropolitana da capital no ano de 2025. A estrutura vai beneficiar mais de 40 mil passageiros por dia.
“Esse é um momento muito importante da minha gestão. Quando entrei no governo, em 2019, os terminais estavam completamente destruídos. Não havia um ambiente digno para as pessoas usarem o transporte, acessarem um banheiro ou terem acesso às lanchonetes. Isso aqui era um local que não tinha segurança nenhuma. E nós recuperamos”, afirmou Caiado, que garantiu que todos os outros cinco terminais do Eixo Anhanguera serão reformados.
‘São seis anos sem reajuste da tarifa, o que não existe em outras capitais’
Após 20 anos sem intervenções de grande porte, o espaço recebeu uma reforma completa, com revitalização das áreas de embarque e desembarque, ampliação de 5,3 mil para 6,4 mil metros quadrados e um novo estacionamento para 35 ônibus. Foram instaladas catracas inteligentes com sistema anti-evasão, portão eletrônico de acesso, novos bancos, lixeiras, bebedouros e sanitários, além de escadas, rampas, piso tátil, comunicação em braile e iluminação de LED.
“Nosso objetivo, no final das contas, é o cidadão. Com toda essa qualidade, queremos atrair mais pessoas para o transporte coletivo. Na sua origem, ele já teve o dobro do número de passageiros que tem hoje. Tudo que está sendo investido não é só para um resgate, mas para transformar o serviço na Região Metropolitana de Goiânia em referência mundial”, disse o titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima.
O novo terminal possui monitoramento 24 horas por meio de 36 câmeras de segurança ligadas à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Para maior comodidade dos passageiros, foram instalados painéis informativos que oferecem a previsão do tempo de chegada dos ônibus em tempo real e os itinerários das linhas. Já os comerciantes que vendiam produtos no local contam agora com um Centro Comercial Popular, com capacidade para abrigar até 84 permissionários.
Tudo isso, lembrou o governador, sem reajuste no valor da passagem para o usuário.

“Desde que sou governador, em parceria com os prefeitos, nós asseguramos aqui na capital o preço da passagem em R$ 4,30. São seis anos sem reajuste, o que não existe em outras capitais do país. Mesmo com toda a inflação, com todo o processo da Covid-19, com todas as dificuldades que tivemos nos últimos anos, nós mantivemos o valor para o passageiro em R$ 4,30”, frisou.
Novos ônibus – Durante a solenidade, foram entregues ainda 55 novos ônibus padrão Euro 6 para o transporte coletivo. Esses veículos, que são movidos a diesel e geram menos gases poluentes, entram em operação imediatamente.
“Estamos em uma transformação profunda do transporte coletivo em Goiás. É compromisso do governador. Até 2026, todos os ônibus serão trocados. E é isso que a população quer”, pontuou o vice-governador, Daniel Vilela.
Ônibus do BRT terão ganho de rapidez, diz Mabel

Durante a entrega da reforma do Terminal Novo Mundo, o prefeito Sandro Mabel divulgou a implementação da metronização do sistema BRT, que prioriza o funcionamento do modal, permitindo que os ônibus parem apenas nas estações, semelhante ao metrô. A iniciativa promete diminuir o tempo de viagem, melhorar a segurança, dar mais fluidez ao trânsito e aumentar o conforto dos usuários.
Com a sincronização dos semáforos, o tempo de viagem deve ser reduzido em pelo menos 30%. Mabel explicou que, com o novo sistema, os ônibus do BRT não irão parar em cruzamentos, graças a semáforos inteligentes. Assim, a velocidade média deve subir de 15 para 21 km/h. Ele apresentou o projeto ao governador Ronaldo Caiado, destacando a inovação.
Como parte da modernização do transporte público de Goiânia, o prefeito anunciou a instalação de semáforos inteligentes nas principais vias da cidade. Ele afirmou que o sistema será expandido para toda a capital até o primeiro semestre de 2026.
Metronização começa já em março, garante Mabel
O prefeito também ressaltou a parceria com o Governo de Goiás e com prefeitos da região metropolitana para aprimorar o transporte coletivo. Ele mencionou que, a partir de fevereiro, haverá a desobstrução de grandes eixos, incluindo as Avenidas Jamel Cecílio, 136, Castelo Branco e Mutirão.
Para Mabel, o principal problema do trânsito de Goiânia é a falta de sincronização nos semáforos. Ele assegurou que sua gestão está investindo para resolver a questão.
“Com a metronização, vamos dar prioridade ao transporte coletivo e melhorar a fluidez do trânsito. Em um ano, teremos o sistema mais eficiente do Brasil”, finalizou.