Hoje é 20 de abril de 2025 15:39

Detran-GO adota Pix para pagamento de taxas e serviços

A partir de agora, confirmação do pagamento será feita em até cinco minutos, independentemente do banco ou instituição financeira utilizada
Presidente do Detran (ao centro) com representantes da Caixa Econômica Federal: usuários poderão efetuar a transação a partir de qualquer instituição financeira // Foto: Divulgação

O Detran-GO passa a aceitar pagamentos via Pix, oferecendo mais agilidade aos contribuintes. O QR Code do Pix estará disponível nos Documentos Únicos de Arrecadação (DUAs), permitindo que os pagamentos sejam confirmados em até cinco minutos, independentemente do banco utilizado.

Antes da novidade, os cidadãos precisavam pagar taxas exclusivamente em agências da Caixa, lotéricas ou correspondentes, ou optavam pelo boleto bancário, cuja compensação demorava até três dias úteis. Com a implementação do Pix, essa espera foi eliminada.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a expectativa é de ampla adesão ao Pix devido à rapidez e flexibilidade. Atualmente, a autarquia registra cerca de 9 milhões de pagamentos anuais, metade deles por boleto emitido por bancos fora da Caixa.

Além disso, a nova funcionalidade beneficiará motoristas com pendências financeiras. Em caso de abordagem policial, será possível quitar débitos instantaneamente, liberar o CRLV eletrônico e, se não houver outras restrições, seguir viagem sem risco de apreensão do veículo.

Delegado Waldir ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso do Detran-GO com a modernização e a simplificação dos serviços. “Esse avanço consolida Goiás como o Estado mais digital do Brasil”, afirmou.

Usuários devem ficar atentos aos dados do recebedor

Antes de realizar o pagamento via Pix, a pessoa deve ficar atento aos dados do receber antes de confirmar a transação. Para ter acesso ao DUA, deve acessar o site oficial do Detran-GO ou o aplicativo Detran GO ON, emitir o documento e utilizar o QR Code gerado. A implantação será gradual, e em breve todos os canais e serviços, incluindo documentos emitidos aos credenciados, serão contemplados.

Delegado Waldir ressalta que o QR Code estará sempre associado a um DUA, que é um documento de emissão exclusiva da Caixa Econômica Federal. Ao realizar o pagamento, verifique se as informações correspondem ao seguinte:

Recebedor: Departamento Estadual de Trânsito de Goiás

CNPJ: 02.872.448/0001-20

Instituição: Caixa Econômica Federal

As emissões de taxas e serviços devem ser feitas somente por meio do site oficial do Detran-GO, do aplicativo DetranGO ON ou em um dos postos de atendimento presencial Ciretran, Detran Vapt Vupt. A autarquia orienta os usuários a nunca clicar em links patrocinados ou mensagens recebidas por e-mail, WhatsApp ou SMS, já que o Detran-GO não envia comunicados diretamente por esses meios.

O anúncio da mudança teve a presença de representantes da Caixa Econômica Federal: Tarcísio Alves de Souza (superintendente Executivo de Governo Sul de Goiás); Rosângela Morais Silva (superintendente de Rede); e Adalgiza da Silva Fernandes Porto (gerente Geral de Rede Agência Governo).

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta