Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (27/1) revela que 37% dos entrevistados classificam negativamente o governo Lula, o maior percentual desde o início do levantamento, em fevereiro de 2023. Em contrapartida, 31% avaliaram positivamente, enquanto 28% consideraram a gestão regular.
Houve aumento na avaliação negativa em relação à pesquisa anterior, de dezembro, que registrava 31%. Já a avaliação positiva caiu de 33% para 31%. O percentual de indecisos ou que não responderam subiu de 2% para 4%.
Entre as mulheres, a avaliação negativa cresceu de 27% para 36%. A avaliação positiva no grupo permaneceu estável, dentro da margem de erro, em 33%. No entanto, o percentual de mulheres que consideram o governo regular caiu de 36% para 27%.

A desaprovação geral do trabalho de Lula subiu de 47% para 49%, enquanto a aprovação caiu de 52% para 47%.
A pesquisa também investigou a repercussão das notícias e enxurrada de fake news sobre tributação no Pix. Após polêmica envolvendo uma norma da Receita Federal que obrigava a notificação de transações acima de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para jurídicas, o governo recuou e revogou a medida.
Dos entrevistados, 66% consideraram que o governo errou na condução do caso, 19% avaliaram que acertou, enquanto 5% afirmaram que o acerto e o erro foram equivalentes. Outros 10% não souberam ou não responderam.
O levantamento ouviu 4.500 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 23 e 26 de janeiro, em 250 municípios das cinco regiões do país. A pesquisa foi realizada presencialmente e possui margem de erro de um ponto percentual, com índice de confiança de 95%.
Aprovação alta em famílias de baixa renda
Entre famílias com renda de até dois salários mínimos, o governo é aprovado por 56% e desaprovado por 39%. Já entre aqueles com renda superior a cinco salários mínimos, a desaprovação atinge 59%, enquanto 39% aprovam.
Entre os católicos, o governo possui 52% de aprovação e 45% de reprovação. Já no público evangélico, a desaprovação é maior, com 59%, e a aprovação é de 37%.
O governo também é mais bem avaliado entre pretos e pardos. Na população preta, Lula registra 54% de aprovação e 42% de desaprovação. Entre os pardos, 51% aprovam e 45% desaprovam.
Comunicação – Sobre a comunicação governamental, 53% avaliaram como negativa, 23% como regular e 18% como positiva. Outros 6% não opinaram. A posse de Sidônio Palmeira como ministro da Secretaria de Comunicação Social, no último dia 14, ocorreu em meio a uma reestruturação para melhorar a imagem do governo com vistas a 2026.