Hoje é 19 de abril de 2025 12:32

Governo de Goiás premia alunos e professores por desempenho no Enem

“Trabalhamos para dar igualdade de condições a todos os alunos e premiar aqueles que se destacam. Vocês são os líderes que queremos formar”, disse Caiado durante a cerimônia
Em 2024, apenas 12 alunos atingiram a pontuação máxima no país, sendo um deles, um estudante de uma escola particular de Goiânia // Fotos: Walter Folador e Agência Brasil

Dez estudantes e dez professores da rede estadual de Goiás receberam o Prêmio Redação Enem, no valor de R$ 5 mil cada, por atingirem 980 pontos na prova de redação do exame. A premiação foi entregue pelo governador Ronaldo Caiado nesta quinta-feira (6/2), no Palácio das Esmeraldas. “Trabalhamos para dar igualdade de condições a todos os alunos e premiar aqueles que se destacam. Vocês são os líderes que queremos formar”, afirmou.  

Caiado destacou que o resultado reflete a qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais. “Estamos construindo exemplos a serem seguidos. Educação é o caminho para a cidadania, dignidade e renda familiar”, disse. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, ressaltou que o prêmio, instituído pela Lei nº 23.043/2024, incentiva a excelência acadêmica e valoriza os professores. “Goiás tem acertado nas políticas educacionais e se tornado referência para outros estados”, afirmou.  

A estudante Ana Caroline Ribeiro, do Colégio Estadual Pedro Alves de Moura, atribuiu a conquista ao investimento do governo em programas educacionais e tecnológicos. Já Nicolle da Costa, do Colégio Estadual da Polícia Militar, comemorou o reconhecimento do esforço dos alunos das escolas públicas. Aprovada em Administração na UFG, ela pretende usar o prêmio para comprar um computador e melhorar seus estudos.  

A professora Helainy Lélia Pereira, do Colégio Estadual Joaquim Thomé de Almeida, enfatizou o impacto dos investimentos estaduais na educação. “Esse é um marco importante para os estudantes, fruto de programas que fortaleceram a aprendizagem e a preparação para a redação”, afirmou. Segundo ela, a iniciativa motiva professores e alunos a buscarem melhores resultados.  

O governo estadual tem priorizado a educação, destinando R$ 7,8 bilhões entre 2019 e 2024 para infraestrutura, laboratórios, materiais, uniformes e alimentação escolar. O esforço garantiu a Goiás o melhor desempenho do país no ensino médio, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com a maior média da série histórica, de 4,8 pontos.  

Enem registra menor pontuação máxima em redação na última década

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou o menor número de redações nota mil dos últimos dez anos, com apenas 12 alunos atingindo a pontuação máxima. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação que também informou que dos quase 3,2 milhões de participantes que fizeram a prova em 2024, somente essa quantidade obteve nota máxima na redação. 

Os estudantes aprovados com redação nota mil representam 10 estados, dentre os quais Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Destes, apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de um candidato atingindo a pontuação máxima, enquanto os demais registraram apenas um. 

O tema da redação nesta edição foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, assunto de relevância para a discussão cultural e social no país. Além disso, a proficiência média da redação alcançou 660 pontos, um aumento de 15 pontos em comparação com 2023.

O número de redações nota mil em 2024 é o menor desde o início do Enem, ressaltando uma tendência preocupante mesmo com a elevação da média geral dos candidatos. Os dados divulgados pelo Ministério da Educação demonstram que, apesar de uma melhora média no desempenho, o padrão máximo não vem sendo alcançado como em edições anteriores. 

Essa situação pode indicar desafios na capacitação dos estudantes em habilidades de escrita, consideradas essenciais para o ingresso no ensino superior. O resultado do Enem reforça a necessidade de repensar estratégias pedagógicas e de ampliar o apoio às escolas para aprimorar o desempenho dos alunos na redação. A prova, que inclui 180 questões de múltipla escolha e uma redação, é fundamental para o ingresso em universidades públicas e privadas do país.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta