Hoje é 19 de abril de 2025 12:32

Trânsito de Goiânia deve priorizar transporte público e segurança

Medidas preveem restrição de estacionamento em áreas críticas, ampliação das faixas de rodagem com a criação de três pistas e desobstrução de 10 corredores viários
Prefeito Sandro Mabel lança plano de mobilidade: prefeitura vai proibir estacionamento em avenidas, criar vagas rotativas e implantar semáforos inteligentes // Fotos: Alex Malheiros

A prefeitura de Goiânia divulgou, nesta sexta-feira (7/2) um plano de mobilidade, proposto pela gestão do prefeito Sandro Mabel (MDB), com uma série de intervenções para aprimorar o trânsito da capital. O plano determina a proibição de estacionamento em avenidas, a instituição de vagas rotativas e a instalação de semáforos inteligentes, medidas que serão instauradas nos primeiros 100 dias de 2025.

As ações visam priorizar e melhorar o transporte público, assegurando a segurança de motociclistas, ciclistas e pedestres.

“Teremos um estacionamento rotativo digital com a abertura de 6 mil vagas iniciais, começando pelo Centro e Campinas, chegando a 18 mil vagas. Objetivo é dar uma condição de estacionamento melhor e impulsionar o comércio nessas regiões”, afirmou o prefeito.

Cidade terá ‘muralha digital’

Para reforçar a segurança no município, Mabel detalhou que Goiânia terá uma muralha digital com uma central de controle de radares e câmeras. Segundo ele, trata-se de uma rede cercando a cidade com acesso para todas as forças policiais em uma rede única.

Entre as principais iniciativas, o projeto determina a restrição do estacionamento em áreas críticas, a regulamentação da carga e descarga, o ajuste dos cruzamentos e o aperfeiçoamento da sinalização. Ademais, será instituída uma Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT) para organizar as operações de tráfego.

Outra medida configura a ampliação das faixas de rodagem: serão instauradas três pistas, com a terceira destinada ao transporte coletivo e compartilhada com motos. Ainda, será implantado um sistema digital de estacionamento rotativo, que inicialmente contará com 6 mil pontos, podendo alcançar 18 mil, a partir do Centro e da região de Campinas. O prefeito ressaltou que essa mudança deve oferecer melhores condições de estacionamento e estimular o comércio local.

Por fim, Mabel declarou que o plano abrange um programa para desobstruir 10 corredores viários, com o objetivo de aumentar em pelo menos 30% a velocidade dos carros e do transporte coletivo. O programa de desobstrução das vias arteriais tem como foco inicial as vias: Avenida Jamel Cecílio/Avenida 136, Corredores do Sistema BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, Avenida 24 de Outubro, Avenida Independência, Avenida Castelo Branco, Avenida Mangalô, 5ª Avenida, Avenida São Francisco, Avenida 85 e Avenida T-10.

O projeto também contempla a expansão das ciclovias, o aprimoramento da acessibilidade das calçadas e o incentivo à mobilidade ativa por meio de bicicletas públicas integradas ao sistema de transporte coletivo.

Uma nova etapa para a cidade, uma nova mobilidade’

Tarcisio Abreu, secretário de Trânsito: ações vão assegurar maior fluidez, com atenção especial à segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres

O secretário Municipal de Trânsito, Tarcísio Abreu, aponta que decreto está baseado no tripé trânsito, transporte e mobilidade ativa.

“Uma nova etapa para a cidade, uma nova mobilidade e um programa de desobstrução de vias arteriais. Isso tudo faz parte do planejamento do nosso prefeito Sandro Mabel que estamos realizando”, explica Tarcísio Abreu, ao destacar que ações vão assegurar maior fluidez do trânsito, associado à priorização e melhoria do transporte público coletivo, com atenção especial à segurança dos motociclistas, ciclistas e pedestres.

O novo documento revoga o decreto nº 2.534, de 2 de julho de 2024 e a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) terá o prazo de 180 dias a partir da publicação do documento para atualizar o plano de mobilidade urbana. O documento prevê em caráter de urgência as iniciativas que deverão ser implementadas nos 100 primeiros dias deste ano de 2025.

Nova Mobilidade – Segundo a SET, a Nova Mobilidade busca a redução dos congestionamentos, conflitos no trânsito e tempo de deslocamento da população; tornar o transporte coletivo atrativo, com ênfase na acessibilidade, pontualidade, regularidade e eficiência dos serviços; promoção de melhoria e acessibilidade das calçadas, ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas e incentivo à mobilidade ativa, com bicicletas públicas compartilhadas integradas ao transporte público coletivo.

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