O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) informou que a semana deve ser marcada por variação de nebulosidade, mudança na quantidade de nuvens no céu, que pode ser classificada em céu claro, parcialmente nublado, nublado e encoberto. Isso acontece devido à combinação entre calor e umidade. Esse cenário favorece a formação de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas.
As temperaturas devem variar conforme a região. No norte e no oeste do estado, a mínima é de 22°C e a máxima de 34°C. No sudoeste e no sul do estado, os termômetros devem marcar entre 19°C e 31°C. Na região central, as temperaturas oscilam entre 19°C e 33°C, enquanto no leste vão de 17°C a 34°C. Em todas essas áreas, o sol deve aparecer entre nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas no início da semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas em Goiás, com previsão de precipitações entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes de 60 a 100 km/h. Há risco de queda de árvores e galhos, cortes no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e descargas atmosféricas.
O órgão orienta que, em caso de ventos intensos, a população evite se abrigar sob árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de publicidade. Também recomenda que aparelhos elétricos sejam desligados, se possível, junto ao quadro geral de energia. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta do Inmet segue até terça-feira (23/2) e abrange, além de Goiás, parte dos estados do Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.
Entre os municípios goianos mais impactados pelas chuvas estão Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Trindade, Itaberaí, Jaraguá, Inhumas, São Luís de Montes Belos, Rubiataba e Goianésia. No total, mais de 70 cidades estão sob o alerta de tempestades.