Perto de completar dois meses de mandato, o prefeito de Varjão, Diogo Guimarães (Podemos), já começa a dar cara nova à administração da cidade, que, segundo ele, estava com dívidas que obrigaram a decretar calamidade pública. Além de revogar o decreto de calamidade, ele já programa a entrega de casas populares e outras obras e fará, após o carnaval, uma reforma administrativa na prefeitura.
“Diante de toda essa ajuda da população de Varjão e dos servidores da prefeitura, a gente conseguiu revogar o decreto e colocar em ordem algumas situações que eu tenho certeza que serão positivas para a sociedade, com muitos benefícios, muitas obras que virão pela frente”, afirma o prefeito, citando que tem recebido ajuda do governador Ronaldo Caiado e conta também com recursos de emendas parlamentares.
Diogo Guimarães revela que após o Carnaval vai fazer uma reforma administrativa, com criação e incorporação de algumas secretarias, para modernizar e dar mais eficiência à gestão.
“Existem muitas secretarias que têm recursos vinculados, e a gente precisa da existência dela; outras podem funcionar com as mesmas atribuições junto com outra pasta. E é com esse intuito que a gente vai fazer essa reforma administrativa aqui no município”, explica.
Um dos problemas que o prefeito conseguiu equacionar foi a renovação da frota da prefeitura, que estava sucateada, com a locação de nove veículos para atender a população por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Transporte e Administração, incluindo o Gabinete do Prefeito.
“Diante de uma situação financeira crítica, sem crédito para comprar veículos financiados, a gente fez aquisição através de aluguel desses nove veículos, sendo que a gente só tem o custo de fazer o pagamento de aproximadamente R$ 4 mil mensais de cada veículo, mas a gente não tem nenhum custo referente às despesas e manutenção do veículo”, afirma.
Casas populares, lar para idosos e unidade de saúde
Com a casa sendo arrumada, o prefeito já projeto, para o final de março ou início de abril, a entrega de 34 casas populares, construídas com dinheiro do Governo de Goiás.
“Também vamos inaugurar, de abril para maio, o Lar dos Idosos, viabilizado com recursos através da deputada federal Flávia Morais e do deputado estadual, na época, Lissauer Vieira”, conta, citando, ainda, daqui a dois meses a prefeitura inicia a construção de uma unidade básica de saúde, com recursos de aproximadamente R$ 2 milhões já disponíveis para a prefeitura.
“Tem muitas obras chegando pela frente. Pode ter certeza que a gente está com vontade e responsabilidade e vamos trabalhar dia e noite para que nossa população receba os benefícios e a gente é pago com o dinheiro de vocês”, finaliza.
Relação respeitosa e transparente com a Câmara

Sobre o relacionamento com o Poder Legislativo, o prefeito afirma que tem sido sempre muito respeitoso e transparente.
“São poderes distintos, mas precisamos ter harmonia e união, porque nós trabalhamos pelo bem comum, que é o melhor para a cidade de Varjão”, diz.
Diogo Guimarães compareceu à abertura dos trabalhos legislativos, na semana passada, no retorno das sessões ordinárias na Câmara. Na oportunidade, enviou dois projetos importantes, que tratam do reajuste anual dos servidores e do aumento do valor do piso dos professores.
“Para mim é um prazer sempre presenciar o trabalho de cada um dos vereadores, até porque passei pela Câmara de Vereadores. Quando o vereador faz o seu pedido em nome da população, faz o seu ofício, seus requerimentos, a gente entende o anseio do vereador de estar atendendo, porque o vereador é o para-choque da administração”, destaca.
“São duas classes importantes, são os pilares de uma administração. No momento ainda estamos com as nossas gratificações suspensas, mas eu tenho certeza que logo, logo a gente vai voltar a pagar a gratificação de maneira adequada”, pontuou.