Hoje é 1 de abril de 2025 18:14

Ainda Estou Aqui chega ‘vencedor’ ao Oscar, dizem estudiosos

Especialistas comentam impactos do longa-metragem brasileiro que já ganhou 38 prêmios e disputa, nesta noite, três estatuedas do Oscar
Cena do filme Ainda estou aqui, dirigido por Walter Salles: cerimônia de entrega das estatuetas ocorre neste domingo // Fotos: Alile Dara Onawale/Sony Pictures

Com dezenas de prêmios e repercussões nacionais e internacionais, o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, a obra resgata a memória da ditadura militar no Brasil (1964/1985) e evidencia o impacto do autoritarismo. Variados motivos fazem o filme brasileiro já chegar vencedor ao Oscar, neste domingo (2/3), avaliam estudiosos. Mesmo se não vierem estatuetas.

Inspirado no livro homônimo de 2015, escrito por Marcelo Rubens Paiva, o longa, lançado em 2024, atraiu mais de cinco milhões de espectadores. Caso vença, o prêmio representará a primeira estatueta para o Brasil, lembrando, porém, que em 1960 o filme “Orfeu Negro” foi premiado como melhor filme estrangeiro, representando a França.

Marcelo Rubens Paiva é filho da advogada Eunice Paiva (1929/2018) e do ex-deputado Rubens Paiva (1929/1971), que sofreu perseguição e violência durante a ditadura. Até o momento, o filme já acumulou 38 prêmios nacionais e internacionais – entre eles, o Prêmio Goya e o Globo de Ouro de Melhor Atriz – e conta com três indicações ao Oscar: melhor filme, melhor atriz (para Fernando Torres) e melhor filme internacional.

Estudiosos ouvidos pela Agência Brasil afirmam que abordar o passado de maneira diferenciada, dialogando com um presente atribulado, mobiliza críticas e atrai o público. Segundo o professor Arthur Autran, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a repercussão do longa é enorme em vários níveis, independentemente de uma eventual premiação no Oscar.

Para o especialista, o filme se transformou num verdadeiro evento, despertando interesse pelo cinema brasileiro e criando um clima positivo mesmo sem recursos públicos diretos. Essa dinâmica é vista como uma expressão da política pública para o audiovisual e gera uma marcante repercussão social.

“O filme se tornou, de fato, uma espécie de evento. Muitas pessoas se interessaram pelo cinema brasileiro”, explica.

Além disso, Autran ressalta a valorização da memória nacional, destacando a forma emocionante e poderosa com que o filme reconta a tragédia do assassinato de Rubens Paiva durante a ditadura militar. Assim, o longa não só amplia o debate sobre a história do país, como também reforça a importância do cinema brasileiro.

 Foliã se fantasia de Fernanda Torres ganhando o Oscar no bloco de carnaval “Vai quem fica”, nas ruas de Brasília //  Joédson Alves/Agência Brasil

A professora Dirce Waltrick do Amarante, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), destaca que a visibilidade internacional é uma vitória significativa para a arte brasileira. Segundo ela, a voz do Brasil – falada em português e oriunda de um país periférico – vem ganhando espaço e repercutindo além das fronteiras nacionais.

Ela ressalta que o filme, por abordar uma temática relevante, pode ser decisivo para a cultura do país e tem boas chances no Oscar. Além disso, a obra instiga o público a buscar mais informações sobre figuras históricas, como Eunice Paiva, que lutou pelos direitos dos indígenas, mesmo que esse aspecto seja menos explorado na narrativa.

“Esse filme é importantíssimo em razão dessa temática e tem muitas chances de vencer no Oscar. De toda forma, eu acho um filme fundamental, uma virada de chave para a nossa cultura”, diz.

Obra aproxima o passado do atual cenário político

Para o professor Marco Pestana, da Universidade Federal Fluminense (UFF), o filme se destaca por dialogar diretamente com o presente, mesmo ao tratar de um período obscuro da ditadura. Segundo ele, a obra cumpre um papel importante ao aproximar o passado do atual cenário político e social.

Em meio à expansão de correntes autoritárias e ao crescimento do extremismo global, o longa adota uma linguagem universal que ultrapassa os limites do contexto brasileiro. Pestana aponta que o avanço político daquele período foi marcado por uma disputa ideológica acirrada, sustentando a falsa ideia de que o Brasil era tranquilo.

Além disso, o filme demonstra que aquele período não foi uma era de ouro para o país, contestando o imaginário promovido pela extrema-direita.

“Evidentemente dialoga (e contesta) com esse imaginário que a extrema-direita tenta fomentar”, observa.

O filme destaca o impacto prolongado da repressão sobre um membro da família, mostrando tanto o momento da luta quanto o instante em que se obtém o atestado de óbito, evidenciando consequências de longa duração.

A advogada Ariadne Maranhão ressalta que a obra traz visibilidade ao tema da morte presumida, destacando o avanço que o reconhecimento antecipado da morte proporcionou, garantindo segurança jurídica e alívio para as famílias.

Ela também enfatiza a relevância do filme no campo do direito de famílias e sucessões, ao revelar como o contexto histórico impactou as estruturas familiares e a autonomia das mulheres, tradicionalmente silenciadas.

Para a especialista, a arte cumpre um papel crucial ao alertar a sociedade sobre seus direitos, retratando essa realidade sob a ótica de Eunice Paiva e incentivando a reflexão sobre as desigualdades históricas.

Filme chega aos que desconheciam violências da ditadura

O professor de história Marco Pestana, da UFF, destaca que o filme atinge até pessoas que antes desconheciam as violências cometidas durante a ditadura, representando uma vitória significativa, com ou sem Oscar.

Ele ressalta que o longa “furou a bolha” ao politizar o cotidiano e a vida familiar, aproximando o público dos fatos históricos.

O professor Arthur Autran, da UFSCar, aponta o esforço do filme em dialogar com um público amplo, tanto no Brasil quanto no exterior, ainda que não alcance aqueles que não querem ouvir, lembrando o ataque sofrido por Marcelo Rubens Paiva em um bloco de carnaval.

Após o lançamento do filme, o STF retomou um processo paralisado há uma década e anunciou que julgará a aplicação da Lei da Anistia aos crimes cometidos durante a ditadura, decisão que Pestana relaciona ao contexto atual e à repercussão da obra. (Com informações da Agência Brasil)

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