Hoje é 20 de abril de 2025 14:08

Prefeitura de Goiânia amplia fiscalização com 51 novos radares

Confira as principais ruas e avenidas que têm os equipamentos e data para aplicação das multas; Administração recolheu mais de 9 mil pneus em dois meses
Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito acompanha execução do contrato e projeta instalação de mais equipamentos nos próximos seis meses // Fotos: Ascom Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia anunciou que irá intensificar a instalação de radares para fiscalização eletrônica do trânsito. Até o momento, segundo informações da administração municipal, 51 pontos receberam equipamentos, cobrindo 89 faixas monitoradas. O projeto prevê a cobertura de 604 faixas em até seis meses, reduzindo o prazo inicial de um ano. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) acompanha de perto a execução do contrato e projeta avanços rápidos na instalação dos equipamentos.

O diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos, afirmou que reuniões com as empresas responsáveis garantiram a entrega antecipada do serviço. O secretário da pasta, Tarcísio Abreu, destacou a importância da fiscalização para reduzir infrações e preservar vidas. Ele reforçou que muitos motoristas só respeitam as regras ao perceberem a possibilidade de penalização financeira.  

As multas começam a ser aplicadas em até 30 dias, quando os radares em teste entrarão em funcionamento definitivo. A instalação está em andamento em avenidas estratégicas, como Mutirão, Castelo Branco, Universitária, Vera Cruz e Laguna. A expectativa é que 60 pontos estejam ativos até o início das autuações.  

De acordo com a administração serão investidos cerca de R$ 242,8 milhões em cinco anos, dividido entre três lotes licitados. A instalação avança em março com a ativação de mais 13 pontos na Região Sul e 22 na Região Norte.

Gestão de Mabel intensifica combate ao descarte irregular de pneus

A Prefeitura de Goiânia anunciou o recolhimento de 9.203 pneus descartados irregularmente nos primeiros dois meses do ano, sendo 308 com focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), busca eliminar criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre os riscos do acúmulo de água parada.  

Segundo o diretor de Vigilância em Zoonoses, Carlos Silva Lemos, a remoção ocorre apenas em áreas públicas e terrenos baldios, pois a entrada em propriedades privadas exige autorização. A destinação correta deve ser feita nos Ecopontos, e borracharias são obrigadas a devolver à indústria 25% dos pneus comercializados, mas muitas ainda não cumprem a norma.  

A prefeitura reforça a necessidade de colaboração da população para evitar novos focos do mosquito, especialmente no período chuvoso. Além da remoção de pneus, equipes de saúde realizam visitas regulares em áreas críticas, aplicam larvicidas biológicos e promovem palestras educativas para conscientização. O controle dos focos segue como principal estratégia de combate.  

Os moradores podem denunciar o descarte irregular pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas. Nos primeiros meses da gestão do prefeito Sandro Mabel, mais de 400 mil visitas domiciliares foram realizadas como parte de um plano emergencial para reduzir os casos de dengue, que seguem em alta na capital.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta