Hoje é 30 de abril de 2025 01:14

Projeto transforma Guarda Civil em Polícia Municipal de Senador Canedo

Mudança busca alinhar legislação local com decisão do Supremo Tribunal Federal que reconhece atuação da guarda em ações de segurança urbana
Para autor da proposta, além de reconhecer oficialmente o papel fundamental da corporação, mudança de nome de guarda para polícia permitirá avanços na prevenção à criminalidade // Fotos: Xande Manso/Divulgação

Seguindo tendência de diversos municípios brasileiros, o vereador Wilian Rodrigues do Nascimento, mais conhecido como Wilian Coelho (PSB), apresentou na Câmara Municipal de Senador Canedo um projeto de emenda à Lei Orgânica do município para mudar a nomenclatura da Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal.

Segundo o parlamentar, a iniciativa tem apoio da Mesa Diretora e busca alinhar a legislação do município com o teor da decisão do Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário nº 608588, que reconhece como constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas municipais atuem em ações de segurança urbana. A matéria julgada tem repercussão geral (Tema 656), o que significa que a decisão do STF deverá ser seguida pelas demais instâncias da Justiça em casos que questionam as atribuições das guardas municipais.

Segundo o entendimento fixado pela Suprema Corte, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante. Sua atuação fica limitada às instalações municipais, em cooperação com os demais órgãos de segurança pública e sob a fiscalização do Ministério Público.

Mudança fortalece da segurança pública local’

Para o vereador Willian Coelho, além de reconhecer oficialmente o papel fundamental da corporação, a mudança de nome de guarda para polícia permitirá avanços significativos na prevenção e no combate à criminalidade, fortalecendo a segurança pública no município.

“Essa mudança representa um passo fundamental para o fortalecimento da segurança pública local, consolidando o papel da corporação na proteção dos cidadãos e na valorização dos profissionais que atuam diariamente na linha de frente”, afirma Wilian Coelho.

Vereador Willian Coelho, autor do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município

No início desta semana, o vereador realizou uma reunião com lideranças da segurança pública de Senador Canedo para debater a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, com presença de Paulinho da Vargem Bonita, secretário municipal de Segurança Pública; Alexandre Ribeiro, Comandante da Guarda Civil Municipal; Fábio Souza, subcomandante da Guarda Municipal, e GCM Leal, além de João Batista, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Senador Canedo (SindiCanedo).

Durante a reunião, foram discutidos os impactos positivos da mudança, tanto para a estrutura da corporação quanto para a segurança da população.

“A articulação com as autoridades busca alinhar todos os pontos necessários para garantir que a proposta avance com respaldo técnico e institucional, assegurando benefícios concretos para os servidores da Guarda Municipal e para a sociedade”, destaca Coelho.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta