Hoje é 1 de abril de 2025 18:08

Governo de Goiás anuncia 900 novas vagas para Aluguel Social

Veja a lista dos 13 novos municípios que irão receber o benefícios com o quantitativo específico para cada um e as regras para se inscrever no programa
Confira também a data limite para inscrições em cada cidade que será beneficiada e os locais para atendimento presencial // Fotos: Octacílio Queiroz e Edgard Soares

O Governo de Goiás anunciou a abertura de 900 novas vagas para o Programa Para Ter Onde Morar – Aluguel Social, que pela primeira vez atenderá 13 novos municípios. A iniciativa, coordenada pelo Goiás Social, Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), busca garantir moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade social. O benefício consiste no pagamento de R$ 350 mensais por 18 meses, ajudando os contemplados a arcar com despesas de aluguel.

Entre os novos municípios contemplados estão: Bonópolis (50 vagas), Campinorte (100), Carmo do Rio Verde (50), Córrego do Ouro (30), Firminópolis (100), Itarumã (80), Jandaia (100), Lagoa Santa (50), Nazário (30), Palestina de Goiás (50), Piracanjuba (100), Porteirão (30), Rio Quente (30) e Terezópolis de Goiás (100). As inscrições seguem abertas até 28 de março na maioria das cidades, com exceção de Porteirão, até 31 de março, e Nazário, até 13 de abril. Confira todos os detalhes do edital e se inscreva clicando aqui.

Os interessados podem se inscrever pelo Aplicativo Aluguel Social ou pelo site da Agehab. Também há atendimento presencial em unidades do Vapt Vupt e pontos de apoio municipais. Para participar, é necessário estar cadastrado no CadÚnico, morar há pelo menos três anos na cidade ou atender critérios do edital e não possuir imóvel próprio. Além disso, é preciso cumprir pelo menos um dos requisitos específicos do programa.  

Entre os critérios adicionais estão situações de superendividamento, moradia improvisada, mulher vítima de violência, idosos, pessoas com deficiência, famílias monoparentais e candidatos que já tentaram adquirir imóvel por programas habitacionais estaduais sem sucesso. O programa também atende bolsistas do Probem e estudantes da UEG. 

Aluguel Social já beneficiou mais de 73 mil famílias desde sua criação em 2021

O secretário de Infraestrutura, Adib Elias, destacou que a expansão do programa reforça o compromisso do governo estadual em reduzir o déficit habitacional. “Já superamos a marca de 73 mil famílias atendidas com Aluguel Social em Goiás desde sua criação em 2021”, relembrou. 

Segundo a primeira-dama Gracinha Caiado, a iniciativa alivia as finanças das famílias, permitindo que invistam em outras necessidades. “As despesas com o aluguel consome grande parte da renda das famílias. Com essa ajuda, elas podem abrir espaço para realizar outros sonhos”, evidenciou.

O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, ressaltou que essa é uma oportunidade para que famílias em situação de vulnerabilidade consigam estabilidade até conquistarem moradia própria. “Nos últimos meses, o programa teve um super avanço e agora essas novas cidades anunciadas terão sua primeira entrega do Aluguel Social. É uma grande chance para sair do aperto”, destacou.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta