A Guarda Civil Municipal (GCM) de Senador Canedo deu, nesta terça-feira (25/3), um passo importante para se tornar Polícia Municipal. A alteração da nomenclatura foi aprovada durante sessão da Câmara Municipal, por meio do projeto de emenda à lei orgânica do município nº 001/2025, de autoria do vereador Wilian Coelho (PSB).
A mudança segue uma tendência nacional que busca valorizar as corporações municipais, ampliando seu papel na segurança pública. A ideia é fortalecer a presença da guarda e melhorar a proximidade, eficiência e agilidade no atendimento às demandas de segurança.
Com essa mudança, a instituição e seus integrantes terão autorização oficial para se identificar como Polícia Municipal. A nova nomenclatura, para o prefeito Fernando Pellozo (UB), vem reforçar o papel da corporação na segurança pública, na medida em que proporciona maior respaldo jurídico às suas atividades.
“Essa é uma grande conquista para a Guarda Municipal de Senador Canedo, que já está preparada, evoluiu e se desenvolveu ao longo dos últimos anos e, agora, alcança esse status. Com tudo isso, quem ganha é a população”, afirma Pellozo.

A nova nomenclatura também fortalece a atuação da GCM na proteção da população e na manutenção da ordem pública, garantindo mais segurança para os agentes e para a comunidade. Para os profissionais da segurança, a conquista representa um marco, já que passarão a atuar com maior reconhecimento e respaldo legal.
Na prática, a denominação de Polícia Municipal possibilitará à corporação ampliar sua atuação em ações preventivas e ostensivas, colaborando ainda mais com as demais forças de segurança pública.
“A gestão atual foi a que mais investiu em segurança pública no município. Inclusive, recebemos o título de 7ª cidade mais segura do estado de Goiás, e essa nova conquista garante mais amparo jurídico para atuarmos no dia a dia, proporcionando uma cidade cada vez melhor para a nossa população”, destaca Alexandre Ribeiro, comandante da GCM de Senador Canedo.
Para Ribeiro, a nova nomenclatura permitirá à guarda pleitear mais recursos e treinamentos específicos, aprimorando a prestação de serviços à comunidade.
O projeto agora segue para sanção do prefeito Fernando Pellozo e, posteriormente, será publicado no Diário Oficial do município, tornando-se lei.