O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, entregou nesta quarta-feira (9/4) a sincronização dos semáforos dos corredores Castelo Branco–Mutirão e Jamel Cecílio–136. Com a tecnologia, os motoristas ganham até 30 segundos em cada ponto semafórico de cada lado da avenida. Segundo a prefeitura, isso representa um ganho de aproximadamente 30% no tempo total da viagem, além de permitir um fluxo melhor dos veículos e evitar longos congestionamentos.
Os novos semáforos inteligentes contam com nobreak e chipe, que ajudam a evitar falhas e dessincronização dos aparelhos. Com isso, mesmo em caso de queda de energia, os equipamentos continuam funcionando, evitando transtornos no trânsito. Além disso, foi inaugurada a implantação da terceira faixa de rolamento nos dois corredores.
Na Avenida Castelo Branco, o prefeito também entregou uma nova alça de acesso à Avenida Marginal Cascavel. Antes, os motoristas que vinham no sentido centro–bairro faziam a conversão à esquerda na Rua Jaraguá, que contava com um semáforo de três tempos e era um grande gargalo na região. Agora, a conversão nesse cruzamento foi proibida, e o novo acesso garante mais fluidez ao trânsito.
A via recebeu nova sinalização horizontal e vertical, além de obras de geometria para melhorar os pontos de conversão. As mudanças também trazem impactos significativos para o transporte coletivo.
“Queremos que os ônibus circulem com mais velocidade. O objetivo é que haja a metronização dos ônibus convencionais e dos BRTs. Eles não vão parar em todo cruzamento. Pegam uma onda verde e seguem. As pessoas vão perceber que andar de ônibus é bom. A cidade está sendo pensada para ser controlada pelo transporte coletivo”, afirmou o prefeito.
As mudanças fazem parte do Plano Nova Mobilidade, lançado em fevereiro deste ano, com o objetivo de desobstruir as principais avenidas da cidade. A implantação da terceira faixa na Avenida Marginal Botafogo deve aumentar em 50% o fluxo de veículos no local.

O prefeito afirma que a meta é implantar 26 corredores em vias como T-10, T-9, T-7, Mangalô e César Lattes.
“Estamos entregando, nos nossos 100 primeiros dias, aquilo que prometemos: corredores sincronizados. E já começamos pelos principais: Castelo Branco–Mutirão”, pontua.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que uma série de estudos de impacto e ajustes, como a retirada de estacionamentos e obstáculos, foram implementados na avenida. As mudanças resultaram em 500 vagas de estacionamento em ruas adjacentes à Avenida Castelo Branco e em um projeto com 30 vagas na Avenida Jamel Cecílio, realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e os comerciantes.
Região da 44 vai integrar plano de revitalização do Centro
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Adib Elias, assinaram nesta quarta-feira ordem de serviço para instalação de semipórticos e totens na Região da Rua 44, no Setor Norte Ferroviário, para facilitar a orientação de turistas e compradores. Para a execução da obra, o governo de Goiás investirá R$ 1,4 milhão.
Em coletiva de imprensa, Mabel afirmou que a implantação dos equipamentos faz parte do processo de reestruturação da Região da 44, que começou com o início da regularização dos ambulantes.
“Temos um grande plano para a Região da 44, que inclui a sua integração ao plano de revitalização do Centro de Goiânia”, afirmou.
Segundo o prefeito, a região é uma das prioridades da gestão, fortalecendo a sua vocação, que é o segundo maior polo da moda no país. Afirmou que os dez pórticos e os 58 totens de identificação vão melhorar a identidade visual da área, facilitando a orientação de turistas e compradores.
“A Região da 44 caminha para a sua total organização, que ganhará, como reforço, iluminação de LED, galerias pluviais, calçamento especial e mais segurança”, pontuou Mabel, acrescentando que as inovações aumentarão em 30% o número de turistas e compradores.

Para o secretário Adib Elias, os equipamentos que serão instalados fortalecerão a economia de Goiás e de Goiânia.
“O recurso utilizado é de uma emenda impositiva de bancada, do senador Wilder Morais. Verdadeiramente, trata-se de uma estrutura muito importante para a economia da capital e do estado. É uma sinalização eficaz e de muita importância para a região, principalmente quando vejo o processo de regularização dos ambulantes empreendido pela prefeitura”, destacou.
O presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Sérgio Naves, disse que o local se consolida como o segundo maior produtor de moda do Brasil, e que melhorias são sempre bem-vindas.
“Esse projeto, de instalação de semipórticos e totens, é um plano antigo da nossa entidade, que vai agregar ainda mais valor à economia da região, e será um grande divisor de águas para região, que passará a integrara o plano de recuperação do Centro de Goiânia”, ressaltou Naves.
Com a assinatura da ordem de serviço, a obra de instalação dos equipamentos, nos principais acessos da região, já começa de imediato, com o objetivo de melhorar a identidade visual da área, facilitando a circulação de pessoas.
A Região da 44 tem mais de 16 mil pontos de venda e atrai cerca de 15 milhões de visitantes por ano, vindos de todas as regiões do Brasil e também de outros países. A expectativa é que as obras, que serão executadas pela Funcional Construções Ltda., empresa vencedora do processo licitatório, sejam concluídas em seis meses.