A noite desta terça-feira (23/4) foi marcada pela final do Big Brother Brasil 25 da TV Globo que teve como vencedora, a bailarina Renata Saldanha, que obteve 51,90% dos votos do público. Ela superou seus concorrentes Guilherme Vilar (43,38%) e João Pedro (4,72%) e tornou-se a nova milionária do país e ganhou o prêmio de R$ 2,7 milhões, além de um carro 0KM. A votação foi composta por duas modalidades: o voto único e o voto por torcida, porém, a emissora não divulgou os números de votantes oficialmente, somente a porcentagem.
Renata obteve expressivos 61,41% no voto torcida, o que impulsionou sua vitória, apesar de Guilherme ter levado a maioria no voto único. Em seu discurso o apresentador Tadeu Schmidt falou um pouco sobre a trajetória da campeã. “Renata, você fez tudo que se poderia pedir de alguém que vai pra uma dinâmica como a do seu Fifi. Ouviu as afirmações, voltou e foi com tração. Ali na Vitrine, o público abriu a caixinha, pediu para você dançar e deu corda. A bailarina voltou com tudo. Você está acostumada a fazer isso. A caixinha de música nunca mais vai se fechar e a bailarina vai dançar pra sempre na memória do público. Você é a campeã do BBB 25”, comentou.
A campeã de 33 anos entrou no reality ao lado da amiga Eva, como parte de uma dinâmica de duplas. Nascida e criada em um bairro periférico da capital cearense, ela construiu sua trajetória com base na arte. Aos 8 anos, ingressou em um projeto social de dança, onde conheceu Eva, parceria que a acompanhou até a metade do jogo. Com o avançar da competição, Renata conquistou o público com sua postura firme, emocionalmente equilibrada e com uma história inspiradora de superação.
Filha de mãe solo, cresceu com o irmão mais velho em um núcleo familiar pequeno, mas estruturado. Começou a trabalhar aos 16 anos e conseguiu cursar Educação Física, buscando sempre oportunidades que unissem sua paixão pela dança e o desejo de ascensão pessoal. A sister acumula no currículo aulas de teatro, inglês, maquiagem e, claro, muitas experiências com a dança – instrumento que a impulsionou desde a infância. Sua resiliência e autenticidade foram pontos altos no programa.

Vitrine do Seu Fifi, Liderança, Anjo, Monstro e seis paredões
Dentro da casa, Renata se destacou por ser a participante finalista que mais enfrentou Paredões: foram seis ao todo. Ela também participou da dinâmica inédita chamada “Vitrine do Seu Fifi”, que envolveu a votação de todos os participantes. Foi líder uma vez, venceu uma prova do Anjo e enfrentou um Castigo do Monstro. Na reta final, engatou um breve romance com Maike, o 17º eliminado do programa, que movimentou a torcida nas redes sociais.
Segundo manifestações de seus apoiadores na internet, a vitória de Renata não apenas representa um reconhecimento popular, mas também um símbolo de força, representatividade e transformação social. Com carisma, disciplina e garra, encantou o público e fez história como a 25ª campeã do BBB. Agora fora da casa, Renata promete usar a visibilidade para impulsionar novos projetos e continuar inspirando jovens periféricos que, como ela, sonham em mudar suas vidas por meio da arte.
Confira como foi a votação de cada finalista:
Renata Saldanha
Média: 51,90%
Voto Único: 42,38%
Voto Torcida: 61,41%
Guilherme
Média: 43,38%
Voto Único: 51,40%
Voto Torcida: 35,37%
João Pedro
Média: 4,72%
Voto Único: 6,22%
Voto Torcida: 3,22%