O Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), inaugurou na manhã desta quarta-feira (23/4) uma unidade do Restaurante do Bem em Aparecida de Goiânia. A inauguração contou com presença do vice-governador de Goiás, Daniel Viela, da coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e do prefeito Leandro Vilela.
Localizada na Avenida Independência, no Jardim Ipiranga, a primeira unidade do restaurante popular no município é fruto das articulações feitas entre a prefeitura de Aparecida e o Governo de Goiás para ampliar as políticas públicas de segurança alimentar no município.
“A fome não espera. E o que estamos fazendo aqui hoje é garantir que milhares de pessoas tenham acesso a uma refeição digna todos os dias. Esse restaurante é mais do que um lugar para comer. É um espaço de acolhimento, respeito e esperança”, afirmou Gracinha, que também é presidente de honra da OVG.

Com investimento superior a R$ 3,4 milhões, a unidade é a 16ª em funcionamento no Estado e tem capacidade para servir até 1,3 mil refeições diárias ao preço simbólico de R$ 2. O local é climatizado e possui estrutura com acessibilidade e equipamentos novos.
A diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, destacou o impacto social do programa e agradeceu a todos os envolvidos na entrega.
“Cada detalhe foi pensado com carinho e responsabilidade. Desde a estrutura até o cardápio, tudo foi planejado para oferecer cuidado e dignidade. É uma conquista coletiva”, disse.
O vice-governador Daniel Vilela também participou da inauguração e destacou o sucesso do programa.

“A gente sabe que políticas públicas só fazem sentido quando mudam a realidade das pessoas. O Restaurante do Bem é um exemplo claro disso: ele chega onde é mais necessário, oferecendo alimento, dignidade e a certeza de que o Estado está presente na vida de cada cidadão”, afirmou.
A previsão é de que mais unidades do restaurante popular sejam inauguradas ainda este ano. A próxima cidade a ser contemplada será Cavalcante, no Nordeste goiano.
‘Presente antecipado para Aparecida’, diz Leandro Vilela

Ao lado da primeira-dama de Aparecida, Lana Bezerra, o prefeito Leandro Vilela lembrou que o anúncio da vinda da unidade para Aparecida foi feito por Gracinha Caiado em janeiro deste ano, nos primeiros dias da nova gestão municipal. E ressaltou que o restaurante foi construído e equipado em tempo recorde.
“A inauguração do restaurante hoje é um presente antecipado do governador Ronaldo Caiado, do vice-governador Daniel Vilela e da primeira-dama Gracinha Caiado para Aparecida, que completará 103 anos no dia 11 de maio”, disse o prefeito, ao assegurar que Aparecida é testemunha do trabalho que o Governo de Goiás faz na área social.
“Isso mostra amor no coração pelo próximo, amor em cuidar e servir às pessoas”, acrescentou Vilela, acompanhado ainda do vice-prefeito João Campos, do ex-prefeito Gustavo Mendanha e da secretária municipal de Assistência Social, Mayara Mendanha.
Cidade ganhará outra unidade do restaurante
Durante o evento de inauguração, Gracinha Caiado argumentou que as políticas sociais norteiam a gestão do governador Ronaldo Caiado e são um investimento na vida das pessoas.
“Este espaço não é apenas onde se serve uma refeição a um preço simbólico, é um compromisso com a segurança alimentar e com a justiça social”, frisou a primeira-dama do Estado.

Ela adiantou que, atendendo a pedido do vereador Almeidinha e à demanda da Região Leste da cidade, o Governo de Goiás construirá outro Restaurante do Bem em Aparecida de Goiânia.
A inauguração teve ampla presença de vereadores, que compareceram liderados por Gilsão Meu Povo, presidente da Câmara Municipal. Participaram do evento também os deputados estaduais Veter Martins, Cairo Salim, Gugu Nader e Lucas do Vale, além da equipe do secretariado do prefeito Vilela e do secretário estadual Wellington Matos (Desenvolvimento Social).
Aprovado – A empregada doméstica Maria da Glória Ribeiro Nascimento saiu do setor Santo André para conferir de perto a novidade. Ela aprovou o restaurante, que registrou intenso movimento no 1º dia de funcionamento.
“Estou achando muito bom. É muito importante para a população, para nós; pretendo voltar outras vezes”, disse.