Hoje é 1 de maio de 2025 09:30

Detran e PM inutilizam 350 escapamentos barulhentos de motocicletas

Após ser esmagados com rolo compressor, equipamentos apreendidos em blitz em Caldas Novas e Morrinhos serão encaminhados para ferro-velho
Segundo o Detran, equipamentos tinham sido adulterados para promover a descarga livre, o que provocava barulho excessivo, além de despejar mais poluentes no ar // Fotos: Divulgação/Detran-GO

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) e o 26º Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás, em uma ação inédita, inutilizaram na manhã desta quarta-feira (30/4), 350 escapamentos de motocicletas. Os equipamentos foram esmagados com um rolo compressor serão encaminhados para ferro-velho.

Segundo o Detran, os equipamentos haviam sido adulterados para promover a descarga livre, o que provocava barulho excessivo, além de despejar mais poluentes no ar, afetando os moradores da cidade. Os escapamentos foram apreendidos em blitzes realizadas pela PM nos municípios de Caldas Novas e Morrinhos últimos dois meses.

“Nossa meta é apertar o cerco às motocicletas barulhentas em todo o Estado”, ressalta o presidente do Detran, Delegado Waldir.

O coronel Marcelo Mendonça, comandante Regional da PM, agradeceu a parceria com o Detran e a importância dessa ação que visa combater essa prática criminosa.

O delegado Regional da Polícia Civil de Caldas Novas, Rodrigo Pereira, ressalta que esse trabalho de combate a crimes de trânsito é prioridade não apenas no município, mas em toda região.

“Além da segurança é um trabalho para manter o sossego do cidadão”, finalizou.

Delegado Waldir, presidente do Detran: forças de segurança vão continuar coibindo trânsito de motos com escapamentos adulterados

Em 2024, foram registrados em Goiás 13.406 casos de motociclistas com escapamento irregular. Até 29 de abril deste ano, já houve 4.449 infrações do artigo 230, XI, do Código de Trânsito, que considera grave conduzir motos com descarga livre ou silenciador defeituoso, sujeito a penalidades, contravenção penal e crime ambiental.

Ainda segundo o Detran, a motocicleta flagrada com o escapamento em desacordo será retida e o condutor será multado e terá cinco pontos prenotados na habilitação. A multa neste caso é de R$ 195,23. O veículo fica retido até a regularização do problema.

‘População está cansada desse desrespeito

Em fevereiro deste ano, o Detran-GO lançou o programa batizado de Operação Randandan, em parceria com a Polícia Militar, para fiscalizar motocicletas com escapamento adulterado, como descarga livre ou silenciador defeituoso, irregular segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com Delegado Waldir, a circulação de motocicletas com escapamento modificado gera impactos negativos ambientais e sociais. O barulho excessivo, ao poluir sonoramente as cidades, interfere diretamente no bem-estar da população.

“Idosos, animais, pessoas hospitalizadas e indivíduos com sensibilidade a ruídos, como autistas, escolas e famílias com crianças são os mais afetados por esse problema, que compromete o direito ao sossego público. A população está cansada desse desrespeito”, destaca Delegado Waldir.

Ao circularem com escapamento adulterado, os veículos ainda emitem maior quantidade de poluentes, agravando a situação ambiental.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta