O deputado federal Glaustin da Fokus, presidente do partido Podemos em Goiás, avalia com cautela a fusão da sigla com o PSDB, cujas tratativas foram aprovadas pela Executiva Nacional dos tucanos na terça-feira (29/4), em votação unânime. Os dirigentes do PSDB, liderados por Marconi Perillo, autorizaram o avanço das negociações para a fusão e também decidiram convocar uma convenção nacional, marcada para 5 de junho, para confirmar o arranjo.
A expectativa de dirigentes dos partidos é que o Podemos também convoque uma convenção para junho. As legendas só poderão dar entrada no registro do novo partido, no Tribunal Superior Eleitoral, depois destas etapas.
Também na terça-feira, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, divulgou nota em que declara que a legenda “recebe com entusiasmo a decisão da Executiva Nacional do PSDB de autorizar oficialmente o início das discussões sobre a fusão entre os partidos”.
Em Goiás, no entanto, a direção do Podemos deu sinal contrário.
“Diante da divulgação sobre a possibilidade de fusão com o PSDB, quero me dirigir a cada um de vocês com serenidade e responsabilidade. O processo anunciado é apenas uma fase inicial de conversas, sem qualquer definição tomada”, declarou o presidente estadual do partido, deputado federal Glaustin da Fokus, em comunicado à base da sigla no estado de Goiás.
“Seguimos atentos, participando dos debates com firmeza e coerência, sempre defendendo a identidade do Podemos, sua história, seus princípios e, acima de tudo, o respeito à base que sustenta o partido em nosso estado”, acrescentou Glaustin, na nota divulgada em rede social.
O político, que consolidou sua carreira política no PSC, que foi incorporado ao Podemos em novembro de 2022, afirma ainda que “nada mudará sem amplo diálogo com as lideranças e sem escutar a militância”.
“A prioridade segue sendo o fortalecimento do Podemos em Goiás, com autonomia, clareza e compromisso com os nossos valores”, afirma Glaustin em outro trecho da nota.
Íntegra da nota do presidente do Podemos em Goiás
Nota à base do Podemos em Goiás
“Diante da divulgação sobre a possibilidade de fusão com o PSDB, quero me dirigir a cada um de vocês com serenidade e responsabilidade.
O processo anunciado é apenas uma fase inicial de conversas, sem qualquer definição tomada.
Seguimos atentos, participando dos debates com firmeza e coerência, sempre defendendo a identidade do @podemos20, sua história, seus princípios e, acima de tudo, o respeito à base que sustenta o partido em nosso estado.
Nada mudará sem amplo diálogo com as lideranças e sem escutar a nossa militância.
A prioridade segue sendo o fortalecimento do Podemos em Goiás, com autonomia, clareza e compromisso com os nossos valores.
Reafirmo a todos: o partido continuará sendo construído com equilíbrio, responsabilidade e ouvindo quem realmente faz a política acontecer — vocês, que estão nos municípios, nas ruas e no dia a dia da população.
Com confiança no que já edificamos juntos, seguimos firmes.
Juntos Podemos!
Glaustin da Fokus
Deputado Federal e presidente estadual do Podemos em Goiás”