Hoje é 8 de maio de 2025 13:05

Polícia prende dezenas de pessoas por garimpo ilegal na zona rural de Cristalina

Operação resultou na apreensão de 27 carros, oito motocicletas, 700 kg de minerais e ferramentas como pás, picaretas e peneiras
Segundo a Polícia civil, a ação conjunta resultou em 39 presos em flagrante e 37 autuados com Termo Circunstanciado de Ocorrência, totalizando 76 detidos // Fotos: Divulgação PC/GO

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Cristalina, e com apoio dos batalhões Ambiental e Rural da Polícia Militar de Goiás, retirou e autuou em flagrante, nesta terça-feira (6/5), dezenas de garimpeiros que ocupavam e exploravam minérios ilegalmente em uma área rural particular do município de Cristalina, no Entorno do Distrito Federal.

“A operação foi deflagrada após recebimento de diversas notícias de fato reportando crimes reiterados de garimpagem irregular, bem como ameaças, associação criminosa e outros crimes associados a essa prática”, informa o delegado Allisson Gotardo Feitosa da Silva, da Delegacia de Polícia de Cristalina.

A ação conjunta resultou na condução de 76 pessoas à delegacia do município. Destes, 39 foram presos em flagrante e outros 30 responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A PMGO também lavrou outros sete TCOs, segundo informou a Polícia Civil.

Ainda de acordo com balanço divulgado pela Polícia Civil, a operação levou à apreensão de 27 carros, oito motocicletas, 22 sacos contendo minerais, 15 baldes também com minerais, 68 peneiras, 49 pás, 38 picaretas e 10 enxadas. No total, foram apreendidos cerca de 700 quilogramas de minerais.

A investigação iniciou-se após o recebimento de informações segundo as quais um grupo de dezenas de pessoas estava numa região rural do município de Cristalina efetuando o trabalho de garimpagem de forma ilegal, em propriedade rural de terceiros e sem autorização. A operação contou ainda com o apoio da Polícia Científica.

“Após autuar em flagrante delito 39 pessoas com incursos nos crimes de usurpação de matéria-prima da União e extração irregular de minérios sem autorização do órgão competente, tipificados na Lei de Crimes Ambientais, os indivíduos foram apresentados à Justiça, onde passarão por audiência de custódia e terão seu destino decidido pelo órgão judiciário competente”, explicou o delegado.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta