Hoje é 14 de maio de 2025 02:26

Programa do SUS promete reduzir fila para atendimento médico em Goiânia

Ao lançar na capital o Programa Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde, prefeito Sandro Mabel garantiu que vai “acabar com as filas”
Prefeito Sandro Mabel lança programa do SUS de acesso a especialistas em saúde e anuncia R$ 5 milhões para sua execução: “Juntos vamos fazer muito pela saúde de Goiânia” // Fotos: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e o diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Rodrigo Oliveira de Faria, lançaram nesta terça-feira (13/5) o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), na capital goiana. Para agilizar o atendimento, o paciente agora é cadastrado em uma fila única para todo o pacote de serviços, garantindo consulta com especialista, exame diagnóstico e retorno integrado em até 60 dias.

Iniciativa do Ministério da Saúde para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde especializada, como consultas e exames, o PMAE tem como objetivo tornar esse acesso mais rápido e menos burocrático, através de um modelo de cuidado integrado e com foco no paciente.

O ato desta terça-feira realizado no Paço Municipal marca o início da oferta de consultas e exames diagnósticos pelo programa, que em Goiânia será implementado nas áreas de oftalmologia, cardiologia, otorrinolaringologia, oncologia e ortopedia, com o objetivo de reduzir o tempo dos pacientes na fila de espera. Essas cinco áreas concentram as maiores filas de espera para atendimento e exames na capital.

O diretor Rodrigo Oliveira ressaltou os esforços do Ministério da Saúde em investir na área, assim como qualificar o debate com a sociedade e corrigir eventuais erros.

“Queria agradecer pelo convite e celebrar o prefeito Mabel, que veste a camisa do SUS, que veste a camisa da saúde do seu povo e deixar o recado do presidente Lula e do ministro Padilha, que a prefeitura de Goiânia pode contar com o Ministério da Saúde para cuidar da saúde do povo”, destacou Oliveira.

Diante dos desafios de ofertar uma saúde de qualidade à população, Rodrigo Oliveira ressaltou a necessidade de tomadas de medidas coordenadas com toda a sociedade, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais, como forma de diminuir o sofrimento do povo.

“A nossa bandeira é a bandeira do povo brasileiro, e é um esforço de cuidar do nosso povo. Por isso, Goiânia, o Estado de Goiás e todo o Brasil pode contar que nós vamos trabalhar dia e noite para garantir o mais rápido possível, que a gente reduza o tempo de espera na assistência especializada da nossa população”, pontuou.

Em discurso, Mabel falou de sua alegria em participar do lançamento do programa, elogiou o programa do Ministério da Saúde e anunciou que há em caixa quase R$ 5 milhões do programa para início dos trabalhos. O programa deve agilizar atendimentos de médicos especialistas não apenas na capital, mas também de cidade vizinhos.

“Eu fiz um compromisso com a população de que eu não receberia o meu salário até a melhoria na saúde. Com o dinheiro, eu adquiro remédios, insumos e equipamentos. Eu sou um cara resiliente e persistente, e tenho certeza que juntos vamos fazer muito pela saúde de Goiânia”, sustentou.

Mabel relatou sobre as visitas que têm feito às unidades de saúde, seja pela manhã, de noite ou na madrugada, para aferir os atendimentos prestados à população: “A nossa equipe toda está disposta a fazer o trabalho lá na ponta”.

PMAE vem com força total aqui na capital’

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância do lançamento do programa, que possibilitará a oferta de novo acesso às consultas especializadas na atenção básica, como evitar complicações no quadro de pacientes acometidos por alguma enfermidade

Segundo o secretário, com o PMAE o Ministério da Saúde funda “um novo modelo de participação, de novo modelo de financiamento, que permite fornecer saúde e qualidade para uma população tão carente”.

Segundo Pellizzer, em Goiânia há uma fila de atendimento represada de cerca de 100 mil atendimentos. Ele disse que espera, em um ano, reduzir o tempo de espera para um tempo razoável, de 15 a 20 dias para atendimento.

Ao cumprimenta o prefeito Sandro Mabel, a presidente do Conselho dos Secretários Municipais do Estado de Goiás, Fabrícia Fleury, registrou a sua satisfação em assistir Goiânia tornando-se novamente protagonista na oferta de serviços de média e alta complexidade, e o fato de o Ministério da Saúde reconhecer a importância de atualizar os recursos destinados à execução do programa.

“Nós estamos falando de reduzir filas, de aumentar o acesso, mas também como contratualizar serviços com tabelas que não atendem às necessidades de execução dos serviços”, pontuou

“O PMAE vem com força total aqui na capital, para a gente melhorar o tempo de diagnóstico, e com isso também reduzir os tratamentos prolongados e dando a eles mais eficiência”, aposta.

Participaram do evento, entre outras autoridades, o deputado estadual Mauro Rubem e a vereadora por Goiânia, Kátia Maria.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta