Hoje é 17 de maio de 2025 20:32

Prefeituras de Goiânia e de Aparecida ampliam vacinação contra Influenza

Confira os principais locais, dias e horários para se vacinar nas duas cidades em momento que Goiás já registrou mais de 4 mil casos de doenças respiratórias graves
De acordo com autoridades a medida busca reduzir a transmissão do vírus, evitar sobrecarga no sistema de saúde e proteger os mais vulneráveis // Fotos: SMS Goiânia e Jhonney Macena

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicia neste sábado (17/5) a vacinação contra a Influenza para toda a população acima de seis meses de idade. A medida marca a nova fase da campanha, que antes atendia apenas grupos prioritários, e será lançada durante o 44º Mutirão de Serviços da Prefeitura, na Praça do Trabalhador. Durante a semana, as doses seguirão nas 64 salas de vacina da rede municipal, distribuídas em todas as regiões da capital com endereços que podem ser consultados aqui.

Neste fim de semana, a vacinação ocorre na Van da Vacinação, no sábado, das 8h às 12h, na Praça do Trabalhador, e no domingo, das 8h às 11h, no Parque Flamboyant. Também estarão disponíveis as unidades CMV, UPA Jardim América e CIAMS Urias Magalhães, das 8h às 17h.

O prefeito Sandro Mabel destacou a importância da ampliação diante do aumento de casos de doenças respiratórias. “Essa ampliação é fundamental para levar saúde à população de maneira prática e direta”, afirmou. A SMS reforça o apelo para que todos se vacinem o quanto antes, considerando o atual cenário de alta circulação do vírus da gripe.

A ampliação do serviço foi possível após a contratação de 98 novos profissionais de saúde para a rede básica. “Quando assumimos, tínhamos apenas 44 salas de vacina. Hoje, conseguimos oferecer 64 pontos de vacinação, garantindo acesso mais ágil e próximo da população”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Pellizzer.

Prefeitura de Aparecida amplia vacinação contra a gripe para toda a população

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade. A decisão, que entrou em vigor nesta sexta-feira (16), segue recomendação da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES) e visa conter o avanço do vírus Influenza, que já circula intensamente no estado.

Para facilitar o acesso, a Central de Imunização estará aberta excepcionalmente neste sábado (17), das 7h30 às 18h30, oferecendo doses da vacina trivalente, que protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B. Além disso, outras 37 salas fixas no município seguem aplicando as doses de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, com horários estendidos na Central até 18h30.

A SMS Aparecida reforça que, mesmo com a ampliação para toda a população, os grupos prioritários seguem como foco principal, devido ao maior risco de complicações graves. Entre eles, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, idosos e trabalhadores da saúde, cujas taxas de vacinação ainda estão abaixo do esperado.

Goiás amplia vacinação contra gripe em meio a alta de casos de H1N1

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou a vacinação contra a gripe (Influenza) para toda a população a partir de seis meses de idade. A decisão foi comunicada às 18 regionais de saúde e aos 246 municípios goianos por nota técnica. A medida busca aumentar a cobertura vacinal, que após 45 dias de campanha, ainda é de apenas 21,2% no estado, enquanto a média nacional é de 24,38%.

Dados das unidades sentinela mostram que Goiás já registra aumento de 26,7% nos casos leves de síndrome gripal, com predominância do vírus H1N1. Esse aumento, observado a partir da segunda semana de março, preocupa as autoridades sanitárias, pois historicamente precede a alta de casos graves, internações e óbitos. Até o momento, a SES distribuiu 1.499.400 doses da vacina aos municípios para tentar frear a transmissão do vírus.

Além dos casos leves, os registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também subiram 32% em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 4.132 casos e 228 óbitos. A maioria das mortes ocorreu entre idosos, enquanto as hospitalizações se concentram em crianças menores de dois anos. Diante desse cenário, a SES reforça a importância da vacinação como medida essencial para evitar complicações e sobrecarga do sistema de saúde.

A medida busca reduzir a transmissão do vírus, evitar sobrecarga no sistema de saúde e proteger os mais vulneráveis. Segundo a SES, Goiás já registrou mais de 4 mil casos de SRAG este ano, com 335 confirmações para Influenza e 18 óbitos, a maioria entre idosos.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta