Hoje é 21 de maio de 2025 03:27

Mabel inaugura espaço para receber abelhas retiradas de árvores em Goiânia

Projeto visa proteger insetos polinizadores, que garantem reprodução das plantas, produção de alimentos e equilíbrio dos ecossistemas
Sandro Mabel inaugura o primeiro Meliponário Científico de Goiânia e anuncia intenção de levar a iniciativa para as escolas da rede municipal // Fotos: Alex Malheiros

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), inaugurou nesta terça-feira (20/5) o 1º Meliponário Científico do município, no Parque Bernardo Élis, no Residencial Celina Park. O meliponário será um espaço multifuncional voltado à conservação das abelhas nativas sem ferrão e de seus habitats, com o resgate de colônias encontradas em podas e remoções de árvores.

Na ocasião, o prefeito anunciou a intenção de expandir a iniciativa, apontada pela prefeitura como pioneira.

“Queremos levar algumas caixinhas de abelhas para nossas escolas, uma vez que essas abelhas do meliponário são espécies que não têm ferrão e produzem mel de alta qualidade, para as crianças conviverem com aquilo, de vez em quando tirar o mel e dar para a meninada”, afirmou.

O meliponário foi instalado por meio do Projeto Meliponizar, em uma parceria entre a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). destaca que esse é um projeto-piloto.

“Pretendemos descentralizá-lo para outros municípios. E, claro, iríamos começar por Goiânia, que tem feito um trabalho bastante interessante na área ambiental”, diz Max Vinicius, gerente de Conservação, Biodiversidade e Fauna da Semad.

“Esse projeto vai se tornar um marco na mudança de paradigma sobre o tratamento com as abelhas”, acrescenta.

Mabel lembrou da importância de cuidar das abelhas, que são polinizadoras naturais.

“O estado agrícola precisa da polinização feita pelas abelhas, que é muito importante. Muitas delas são dizimadas pelo excesso de defensivos agrícolas e tudo mais. Mas, nas cidades, nós podemos fazer esse trabalho. Então, vamos lá, tiramos os enxames, trazemos para cá, adaptamos essas abelhas e as levamos para outros lugares também”, explicou o prefeito.

“É uma manhã feliz. Quando se inaugura um meliponário, estamos inaugurando mais vida, estamos promovendo a sobrevivência das abelhas, estamos melhorando”, definiu.

Abelhas são guardiãs da vida’

A presidente da Amma, Zilma Peixoto, explicou que o Projeto Meliponizar surgiu como resposta a um desafio: a preservação das abelhas nativas sem ferrão e de seus habitats naturais.

“E por que isso importa tanto, gente? Porque as abelhas são mais do que polinizadoras, elas são guardiãs da vida. Elas garantem a reprodução das plantas, a produção de alimentos e o equilíbrio dos ecossistemas. Infelizmente, têm sido ameaçadas pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas”, afirmou.

A expectativa é que o meliponário se torne referência estadual na conservação de abelhas nativas e pesquisa sobre sua importância para a produção de alimentos e a saúde ambiental. O meliponário servirá também como ambiente de pesquisa científica, educação ambiental e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, promovendo a conscientização sobre a relevância desses polinizadores para o equilíbrio dos ecossistemas.

Quer receber nossas notícias em seu whatsapp?

Compartilhar em:

Notícias em alta